Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião choca-se com montanha no Uruguai e deixa mortos os seus 74 ocupantes

Os pilotos aumentaram repetidamente a potência das turbinas na esperança de restaurar a velocidade suficiente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Setenta e quatro pessoas morreram com a queda de um avião McDonnell Douglas DC-9-32 registrado LV-WEG, que fazia o voo 2553 da Austral Líneas Aéreas em Fray Bentos , Uruguai. Ninguém escapou com avida. Deixou mortos todos os seus 74 ocupantes, 69 passageiros e 5 tripulantes. O acidente ocorreu em de outubro de 1997.

O avião saiu do aeroporto General José de San Martín , em Posadas ( Argentina ) e seguia para o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (Argentina). Ele se direcionou para Fray Bentos afim de evitar uma tempestade. O exame das caixas pretas revelou que, logo depois que o avião se desviou de seu curso pretendido, sua velocidade começou a cair para níveis alarmantes.

Os pilotos aumentaram repetidamente a potência das turbinas na esperança de restaurar a velocidade suficiente. Incapazes de restaurar a velocidade, os pilotos entraram em contato com a torre de controle do Aeroporto Internacional de Ezeiza e solicitaram autorização para descer a uma altitude inferior.

Avião choca-se com montanha no Uruguai e deixa mortos os seus 74 ocupantes - Imagem: Reprodução

Na ausência de resposta da torre de controle, os pilotos ativaram os flaps de alta sustentação para manter a altitude e reduzir a velocidade de estol . Durante a implantação dos flaps, um deles foi danificado e causou uma assimetria catastrófica no fluxo de ar ao redor das asas. O avião imediatamente ficou fora de controle e caiu.

De acordo com a investigação realizada pela Fuerza Aérea Argentina e Fuerza Aérea Uruguaya , o tubo de Pitot (principal instrumento para medir a velocidade da aeronave) ficou preso na geada enquanto a aeronave passava por uma nuvem, bloqueando o instrumento e assim indicando uma velocidade mais lenta do que a velocidade real do dispositivo. Além disso, o alarme destinado a sinalizar um problema com o instrumento não soou.

Acreditando que a aeronave estava voando a uma velocidade perigosamente baixa, os pilotos aumentaram a potência dos motores. Isto implicava ultrapassar a velocidade máxima de cruzeiro e, em particular, ultrapassar a velocidade máxima que permitia o lançamento dos flaps de alta elevação. A força do fluxo de ar nessa velocidade danificou os flaps, impossibilitando o controle do avião, que afundou. Durante a descida, a caixa preta registrou uma passagem de 300 a 800 km / h em três segundos, o que pode estar relacionado a um degelo do tubo de Pitot. Especialistas calcularam que o avião caiu verticalmente a uma velocidade de 1.200 km / h, deixando uma cratera de impacto de 70 metros de diâmetro e 10 metros de profundidade.

1997 FOI UM ANO FATAL PARA A AVIAÇÃO

O ano de 1997 foi terrível para a aviação mundial. Nada menos do que 16 acidentes aéreos graves ocorreram nesse período, vitimando centenas de pessoas. Veja, aqui, a lista dessas tragédias:

9 de janeiro- Voo Comair 3272. Era uma aeronave Embraer, um EMB 120, que caiu em Detroit, nos Estados Unidos, matando 29 pessoas.

4 de fevereiro- Queda de um S-65 do exército israelense em She'ar Yashuv. Nesse acidente ninguém sobreviveu. Morreram 74 pessoas, 5 tripulantes e 69 passageiros.

18 de março- Voo Stavropolskaya Aktsionernaya Avia 1023 . Na queda desse avião russo tgambém ninguém sobreviveu. Morreram os seis tripulantes e 44 passageiros, totalizando 50 mortos.

19 abr.- Voo 106 da Merpati Nusantara Airlines. O avião transportava 48 passageiros e 5 tripulantes. Morreram 15 pessoas, sendo 11 passageiros e 4 tripulantes. As outras 38 pessoas ficaram feridas.

8 de maio- Voo China Southern Airlines 3456. Na queda dessa aeronave morreram 33 passageiros e 2 tripulantes, num total de 35 pessoas.

11 de julho- Voo 787 da Cubana. O avião caiu no mar logo depois de decolar da cidade de Santiago de Cuba, com 44 pessoas a bordo. Entre os mortos estavam dois brasileiros, o jornalista João Vicente Freitas Neto e sua esposa Maria da Graça Freitas. Eles participaram do festival de cinema de Santiago e voltavam para Havana.

31 de julho- FedEx Express Flight 14. Era uma pequeno avião, um McDonnell Douglas MD-11, caiu por erro de pilotagem. Moorreram 5 de seus 10 ocupantes.

6 de agosto- Korean Air Flight 801. Era um Boeing 747-300, com 254 pessoas a bordo. Morreram 229 pessoas.

7 de agosto- Fine Air Flight 101. Um DcDonnell Dougas, DC-8-61F, que caiu após decolar do aeroporto Internacional de Miami, matando 1 passsageiro, 3 tripulantes e uma pessoa no solo.

10 de agosto- Voo Formosa Airlines 7601. Caiu próximo ao aeroporto de Beigan, nas Ilhas Matsu, matando os seus 16 ocupantes.

3 de setembro- Voo 815 da Vietnam Airlines. Era um Tupolev Tu-134B-3, que caiu a 800 metros da pista de pouso, matando 65 das 66 pessoas que viajavam.

6 de setembro- Voo Royal Brunei Airlines 238 . O avião partira de Brunei e se destinava ao aeroporto de Miri, na Malásia, com 10 pessoas a bordo. Todas morreram.

8 de setembro- Voo 451 Helikopter Service . O avião era um Super Puma que saiu de Aberdeen, com 14 passageiros e 2 tripulantes. Todos morreram na queda.

26 de setembro- Voo 152 da Garuda Indonésia. O avião partiu do aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, Jacarta, com destino a Pangkal Pinang, na Indonéia, com 222 passsageiros e 12 tripulantes. Todos morreram, num total de 234 pessoas.

10 de outubro- Voo Austral Líneas Aéreas 2553. O avião saiu do aeroporto José de San Martin, com destino à Argentina, com 69 passageiros e 5 tripulantes. Todos morreram, totalizando 74 pessoas.

6 de dezembro- Acidente do Antonov An-124 em Irkutsk em 1997. Trata-se de uma das maiores tragédias da história da aviação mundial. Além da morte de 23 pessoas a bordo, o avião caiu sobre uma área urbana bastante habitada, matando 49 pessoas no solo, incluindo 12 crianças de um orfanato.

15 de dezembro- voo 3183 da Tajikistan Airlines. O avião caiu próximo ao aeroporto de Xarja, nos Emirados Árabes, matando 85 dos seus 87 ocupantes. Dois ficaram feridos.

17 de dezembro- Voo Aerosvit 241. O voo partira de Kiev,a na Ucrânia, com destino à Grécia. Colidiu com a encosta de uma montanha, matando todos os seus 70 ocupantes.

19 de dezembro- SilkAir Flight 185. O avião decolou de Jacart, na Indonésia e se dirigia a Singapura. Caiu no rio Musi, no sul de Sumatra, matando todos os 97 passageiros e 7 tripulantes, num total de 104 pessoas.

28 de dezembro- Voo United Airlines 826 . Esse voo teve origem no aeroporto internacional de Tóquio e se destinava a Honolulu, com 374 passageiros e 19 tripulantes. Apenas uma pessoa morreu e 102 ficaram feridas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES