Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião com 155 a bordo faz pouso forçado em rio e todos se salvam

Esse fato inesperado ocorrido pela primeira vez na história nos Estados Unidos, teve como causa o fato de o avião ter-se chocado com pássaros em pleno ar,

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um verdadeiro milagre aconteceu na tarde do 15 dia de janeiro de 2009, quando um avião Airbus A320, com 150 passageiros e 5 triputalantes a bordo realizou um pouso controlado nas águas do rio Hudson, em Nova Yprk, Estados Unidos, e todos os seus ocupantes foram salvos com vida. Esse fato inesperado ocorrido pela primeira vez na história nos Estados Unidos, teve como causa o fato de o avião ter-se chocado com pássaros em pleno ar, perdendo os seus dois motores, ficando incapaz de pousar em pistas normais.

As simulações feitas por organismos especializados após esse pouso nas águas do Hudson, por meio da Delta 5 Simuladores, mostra a enorme perícia aplicada pelos pilotos, desde a tomada de decisão até a aterrissagem.

Segundo a agência, o piloto do voo 1549 reportou aos controladores a ocorrência de "duplo choque com pássaros" momentos depois da decolagem, e disse que perdeu força propulsora nos dois motores, afirmou Alex Caldwell, porta-voz da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo. Segundo ele, tecnicamente isso significa que o avião foi atingido por dois pássaros.

Mas o presidente da Associação de Pilotos de Linha Aérea afirmou à agência Associated Press que a mensagem do piloto pode ter significado que não é fácil saber quantos pássaros atingiram o avião.

De 1990 a 2007, cerca de 80 mil incidentes com pássaros foram reportados na aviação civil, quase um choque para cada 10 mil voos, de acordo com a FAA e o Departamento de Agricultura. Nesse acidente com o avião da US Airways, todos os passageiros foram resgatados com vida, segundo a Administração Federal da Aviação Civil americana (FAA).

O avião, um Airbus A-320, havia decolado do aroporto de La Guardia com o voo 1549 com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. Segundo a US Airways, havia 150 passageiros e cinco tripulantes. Informações anteriores davam conta de números entre 135 e 150 pessoas. A FAA chegou a falar em 148 passageiros, mas a companhia aérea confirmou 155 pessoas como número oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES