Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião com 183 tripulantes cai nos arredores de Varsóvia e todos morrem

Do total de mortos, 155 eram cidadãos poloneses e 17 eram turistas norte-americanos em viagem de férias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mais mortal acidente aéreo envolvendo uma aeronave Ilyushin Il-62, aconteceu nos arredores de Varsóvia, na Polônia, no dia 9 de maio de 1987, em que todos os seus 183 passageiros e tripulantes a bordo do voo LOT Polish Airlines 5055. Ficaram sem vida 172 passageiros e 9 tripulantes. Do total de mortos, 155 eram cidadãos poloneses e 17 eram turistas norte-americanos em viagem de férias.

Este foi, até aquela data, acidente o mais mortal da história da Polônia.

O acidente aconteceu na floresta de Kabaty, nos arredores de Varsóvia, na Polônia. O voo, que era uma viagem fretada, estava preparado para sair de Varsóvia para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, na cidade de Nova Iorque e depois prosseguiria para o Aeroporto Internacional de San Francisco, Califórnia.

Avião com 183 tripulantes cai nos arredores de Varsóvia e todos morrem - Foto: Reprodução/Internet

Mas logo na tentativa de decolagem os pilotos Depararam-se com vários eventos catastróficos afetando os motores números 1 e 2, bem como o elevador logo após a decolagem. Todos os 183 passageiros e tripulação a bordo morreram no acidente.

O acidente foi o mais mortal de qualquer envolvendo uma aeronave Ilyushin Il-62e, tornando-se até o momento , no pior acidente da aviação na história da Polônia. A causa do acidente provavelmente foi causado pela desintegração de um eixo do motor devido a rolamentos defeituosos.

Avião com 183 tripulantes cai nos arredores de Varsóvia e todos morrem - Foto: Reprodução/Internet

Todos os membros da equipe de tripulação eram poloneses. O comandante tinha 59 anos, com 19.745 horas de experiência (5.542 no Ilyushin Il-62) e com licença desde 11 de maio de 1978. O primeiro oficial tinha 44 anos. A equipe de voo restante era um engenheiro de voo, de 43 anos, e um treinador de engenheiros de voo de 53 anos de idade, em uma observação rotineira de seu progresso; O navegador de voo de 47 anos; E um operador de rádio de 43 anos. Havia cinco comissários de bordo a bordo; Um estava estacionado na parte de trás da aeronave, entre os motores, e provavelmente já perdeu a consciência e queimou no incêndio ou foi sugado para fora da aeronave após a descompressão; Seu corpo nunca foi encontrado apesar de uma busca extensa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES