Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião da Força Aérea dos EUA cai e pega fogo, matando os seus 129 ocupantes

O desastre de grandes proporções, à época considerado o segundo maior da história da aviação em território japonês, aconteceu em 18 de Junho de 1953.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos, um USAF Douglas C-124A-DL Globemaster II do 374º Grupo de Transporte de Tropas, número de série 51-0137, caiu e explodiu, matando todos os seus 129 ocupantes. O desastre de grandes proporções, à época considerado o segundo maior da história da aviação em território japonês, aconteceu em 18 de Junho de 1953.

A queda do Douglas C-124 Globemaster II aeronave se deu três minutos após a decolagem. Na época, o acidente estava empatado como o mais mortal da história da aviação e ficou notável por ser o segundo acidente de aviação a matar mais de 100 pessoas; seu concorrente em número de mortos foi a queda de um planador Luftwaffe Me-321 Gigant e seus três aviões de reboque Bf-110 durante os testes operacionais em 1941 também resultou em 129 mortes.

Avião da Força Aérea dos EUA cai e pega fogo, matando os seus 129 ocupantes

A aeronave transportava 122 passageiros e 7 tripulantes. A maioria dos que estavam a bordo eram aviadores que estavam retornando às suas funções na Coréia do Sul depois de cinco dias de descanso e férias no Japão. O comandante da aeronave, Major Herbert G. Voruz Jr., 37, registrou mais de 6.000 horas de vôo. O piloto, Major Robert D. McCorkle, também era um aviador experiente. Outro piloto, o Major Paul E. Kennedy, estava a bordo para registrar o tempo de vôo adicional.

A aeronave partiu Base Aérea de Tachikawa para Seul às 16:31 JST. Apenas um minuto após o início do voo, o motor nº 1 (exterior esquerdo) da aeronave explodiu em chamas. Voruz desligou imediatamente o motor e comunicou que estava voltando para Tachikawa. O ATC perguntou se ele queria uma abordagem controlada pelo solo (GCA), que Voruz aceitou; durante isso, ele podia ser ouvido gritando "Dê-me mais poder! Dê-me mais poder!" para o engenheiro de vôo. O controle de solo perguntou se ele poderia manter a altitude; Voruz respondeu "Roger". 

Avião da Força Aérea dos EUA cai e pega fogo, matando os seus 129 ocupantes

No entanto, enquanto os pilotos se preparavam para retornar ao campo de aviação, a asa esquerda estolou, fazendo com que a aeronave rolasse para a esquerda e entrasse em um mergulho raso, mas irrecuperável. Em desespero, os pilotos tentaram parar, mas em vão. O controle de solo perguntou se eles estavam declarando emergência, mas não obteve resposta. Por volta das 16:33, o voo desapareceu das telas do radar. Às 16:34, o C-124 se chocou contra uma mancha de melancia a cerca de 3,5 milhas da base aérea e explodiu com o impacto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES