Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião da TAM cai ao decolar do Aeroporto de Congonhas e 99 morrem

Entre as vítimas, estavam dezenas de empresários e executivos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 31 de Outubro de 1996, decorridos hoje 23 anos, o avião Fokker 100 da empresa aérea TAM, de prefixo PT-RNK, que fazia o voo 402, sofreu acidente fatal ao decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, caindo sobre casas no bairro de Jabaquara, matando 99 pessoas, sendo 96 a bordo da aeronave (90 passageiros e 6 tripulantes) e três pessoas que se encontravam em terra, nas suas casas. Entre as vítimas, estavam dezenas de empresários e executivos.

A bordo, o plano do vôo 402 indicava que o avião deveria chegar à cabeceira dos 1.800 metros de pista, a mais de 33 metros de altura. Acelerando em linha reta, o piloto José Antônio Moreno, 35 anos de idade e nove mil horas de vôo, ganharia pelo menos 165 metros de altura quando, então, faria uma curva à esquerda. Seria o caminho certo para levar 90 passageiros e mais ele, e outos cinco tripulantes ao Rio de Janeiro.

A aeronave havia decolado às 8h26 e caiu dois minutos depois, às 8h28, sobre diversas casas no Jabaquara, zona sul paulistana. Antes de cair, a asa do avião bateu em um prédio de dois andares e partes da fuselagem atingiram cerca de dez casas.

Passados menos de 30 segundos do início da decolagem, o mecânico Antônio Bueno ouviu um barulho estranho. De dentro de um hangar da Líder Táxi-Aéreo, localizado próximo à cabeceira 35, ele se virou. Sabia que era o barulho do reverso, o movimento que inverte o fluxo do ar e abre a parte traseira da turbina em forma de concha para auxiliar a frenagem na hora do pouso. "Quando eu ouvi o barulho, olhei e vi a concha se abrindo, e outra vez e outra vez. Corri com outros colegas para o meio da pista e vimos o avião caindo".

O Fokker não conseguiu ultrapassar os programados 33 metros de altura. Segundo registraram os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea (Cindacta) e Controle do Tráfego Aéreo, sua velocidade batia em 300 quilômetros por hora.

Tinha os tanques cheios de querosene e viajava com apenas 18 lugares vazios. Despregado do chão, balançou para a direita. "O avião não conseguiu voar", afirma uma fonte da Aeronáutica. No jargão dos pilotos, isto significa que a aeronave teve problema de motor, como diz Bueno, ou de comando. O comandante Moreno tinha três mil horas de vôo em Fokker 100. O co-piloto Ricardo Luís Gomes Martins, 27 anos, tinha quatro mil horas de vôo, 160 delas em Fokker 100.

Segundo testemunhas que assistiram à decolagem do jato, o Fokker 100 da TAM não chegou nem a recolher o trem de pouso e já começou a perder altitude, caindo em direção às casas.

"Vi homens desmaiando e mulheres apavoradas saindo correndo de casa carregando os filhos. Parecia uma cena da guerra do Iraque. Foi horrível!", afirmou o publicitário Itamar Freire Lima, 38 anos.

Ele disse ainda que poderia estar incluído entre as vítimas do acidente, já que a aeronave atingiu diversos carros e casas. "Estava parado no sinal a poucos metros do local do acidente", falou.

O diretor do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo e mecânico de manutenção da Varig, Juscelino Ferreira dos Santos, disse que estava próximo à pista do aeroporto na hora do acidente. "O avião deu uma guinada para a direita antes mesmo de alcançar a altitude padrão", contou. Segundo ele, isto poderia indicar que a aeronave apresentou problemas mecânicos.

O trabalho do Corpo de Bombeiros e dos legistas do IML se alongou por toda a noite. Os corpos resgatados eram envoltos em plástico e espalhados pela calçada. Os corpos das vítimas do acidente com o jato da TAM foram colocados na Rua Luís Orsini de Castro. O bairro do Jabaquara, atingido pela queda do avião, teve a energia elétrica, luz e telefone cortados devido ao acidente.

Além das 99 pessoas que perderam a vida no trágico acidente, 22 imóveis próximos à pista do aeroporto foram destruídos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES