Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Bob Dylan chega aos 81 anos, levando uma vida enigmática

Em 24 de maio de 1941, há exatos 81 anos, nascia Robert Allen Zimmerman, conhecido mundialmente como Bob Dylan

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao celebrar hoje seus 81 anos de idade, Bob Dylan, um dos mais célebres e consagrados ídolos da música norte-americana, segue com uma vida bastante enigmática, hoje recolhido a sua residência de Los Ângeles. O cantor blindou sua intimidade e só se sabe que teve ao menos seis filhos. Com a venda de seus direitos discográficos à Universal, por algo acima dos 300 milhões de dólares, organizou seu legado, para uma velhice confortável.

Em 24 de maio de 1941, há exatos 81 anos, nascia Robert Allen Zimmerman, conhecido mundialmente como Bob Dylan. Além cantor, compositor, ele é também escritor, ator, pintor e artista visual norte-americano, tornando-se uma das figuras mais importantes da cultura popular. Um ícone. Tanto assim, que Dylan é um dos poucos artistas mundiais a ser contemplado com o Prêmio Nobel de Literatura, concedido pela Academia Sueca em 2016.

Bob Dylan chega aos 81 anos, levando uma vida enigmática - Foto: Reprodução/Internet

Tudo que cerca a vida privada de Bob Dylan é um segredo. Não é novidade, trata-se do homem que, quando chegou a Nova York com 20 anos, dizia que era um órfão que tinha escapado com um circo. Algo muito mais emocionante do que confessar que seu nome real era Robert Allen Zimmerman, filho do Abram e Beatrice, nascido em Duluth, Minnesota.

Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.

Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.

Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Bob Dylan chega aos 81 anos, levando uma vida enigmática - Foto: Reprodução/Internet

Dylan já lançou mais de 45 álbuns desde 1962, quando lançou seu primeiro disco, "Bob Dylan”, dedicado ao folk tradicional. Seu segundo álbum, “The Freewhellin' Bob Dylan”(1963), contendo apenas canções de sua autoria, consagrou o músico com o hit "Blowin' In The Wind", que se tornou um hino do movimento dos direitos civis. Além desta, canções como "A hards-rain a gonna-fall", "Masters Of War", entre outras, tornaram-se clássicas como músicas de "protesto", embora Dylan mais tarde recusasse o rótulo de "cantor de protesto". Estas músicas, que entre outras compostas por ele, abordavam temas sociais e políticos numa linguagem poética, o tornaram um fenômeno entre os jovens artistas folk da época, levando-o ao estrelato folk, principalmente após sua participação no Newport Folk Festival de 1963, onde foi promovido pela "rainha" folk da época, a cantora Joan Baez. O sucesso do álbum "The Times They Are-A-Changing" (1964) apenas consolidou esta posição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES