Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Bob Marley, o rei do reggae, faria 74 anos neste 6 de fevereiro

A força, a expressão, o talento e o carisma, a profundidade de composições de Bob Marley são de tamanha dimensão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi em 6 de fevereiro de 1945, em Saint Ann, na Jamaica, que nasceu Robert Nesta Marley (1945-1981), filho de um militar branco, capitão do exército inglês, com uma negra jamaicana. Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na favela de Kingston, onde sofreu discriminação por ser mulato, fato que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.

Estamos falando de Bob Marley, aquele que se tornou cantor, compositor, guitarrista, e responsável por tornar conhecido mundialmente o ritmo do Reggae e, também, o maior representante do movimento religioso Rastafári, cujo fundamento é a paz.

A força, a expressão, o talento e o carisma, a profundidade de composições de Bob Marley são de tamanha dimensão que mais de três décadas após a sua morte, o “rei do reggae” continua a ser recordado por todo o mundo, sendo uma constante fonte de inspiração para dezenas de novos artistas.

Músicas como No Woman No Cry, Could You Be Loved ou I Shot The Sheriff hoje fazem parte de um repertório coletivo da música internacional.Poucos gêneros musicais dispõem de uma figura central, tão próxima quanto possível da unanimidade, como acontece com o reggae. Bob Marley foi coroado nesse feudo, como o foram Elvis Presley no rock e Michael Jackson no pop.

Após lutar ativamente pela união dos políticos do seu país em prol da paz e da união da juventude, Bob Marley foi alvo de uma brutal tentativa de assassinato em 1976, sendo baleado várias vezes. Sobreviveu miraculosamente e conseguiu pouco tempo depois unir os principais opositores políticos num palco!

No dia 3 de dezembro de 1976, dois dias antes do show gratuito “Smile Jamaica”, organizado pelo primeiro-ministro Michael Manley, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa em Hope Road. Os tiros feriram gravemente sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, enquanto Marley sofreu feridas leves no peito e no braço. Possivelmente o atentado teve motivações políticas, uma vez que Marley apoiava um político de esquerda. Apesar do ocorrido, mesmo ferido, Marley foi para o palco e se apresentou para uma multidão de 80 mil pessoas.

Após uma carreira curta mas cheia de música, viagens e emoções, Bob Marley foi diagnosticado com uma espécie rara de câncer de pele, derivada de um ferimento anterior no dedo do pé. Após receber tratamentos na Alemanha, os médicos informaram-no que não havia solução. Bob Marley, decidido a regressar à Jamaica para morrer, acabou por falecer em 1981 em Miami durante a viagem, em 11 de maio. Tinha apenas 36 anos de idade.

Bob Marley foi casado com Rita Constantia Anderson, com quem teve três filhos. De relações diferentes, teve mais oito filhos, somando 11, e mais duas filhas não oficialmente declaradas. Quatro de seus filhos seguiram a carreira do pai, dedicando-se à música



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES