Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing 727 da TAP cai no aeroporto de Funchal e mata 131 pessoas

O acidente foi investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda de um Boeing 727-282, da companhia aérea portuguesa TAP, que partiu de Bruxelas com destino a Funchal, caiu após a terceira tentativa de aterrissagem na pista do aeroporto da Ilha da Madeira. A tragédia resultou na morte de 6 dos 8 tripulantes e 125 do total de 156 passageiros que estavam a bordo, somando 131 mortos. O acidente aconteceu no dia 19 de novembro de 1977. As condições meteorológicas para o pouso era bastante desfavorável.

O acidente foi investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), que apontou como causa a impossibilidade de parar completamente a aeronave até ao final do comprimento da pista, devido a diversos fatores, como condições meteorológicas desfavoráveis, aquaplanagem, velocidade de aproximação excessiva, "Flare" longo e comando direcional brusco após o toque na pista. Este acidente é conhecido como o segundo pior acidente aéreo de Portugal e o primeiro com fatalidades na história da TAP.

Imagem: Reprodução/Internet

No dia seguinte a cauda do avião foi pintada, ocultando assim a logomarca da companhia aérea TAP, para evitar que o acidente desse origem a uma má imagem da empresa.

A aeronave acidentada era do modelo Boeing 727-282B (Série 20 972), fabricado pela The Boeing Company no ano de 1975, portanto considerada nova. No seu registo foi-lhe atribuída a matrícula CS-TBR e o nome "Sacadura Cabral", em homenagem ao aviador português Artur de Sacadura Freire Cabral. O avião acumulou 6 154 horas de voo e efetuou 5 204 aterrissagens até o dia do acidente.

Durante as investigações, constatou-se que a aeronave estava regulamentada e mantida conforme as recomendações de manutenção do fabricante, e também não foi encontrado nenhum defeito nos sistemas e componentes da aeronave.

Imagem: Reprodução/Internet

Após este acidente, o único com vítimas mortais da companhia TAP, a pista foi aumentada duas vezes e atualmente possui 2 781 metros de comprimento, alguns deles conseguidos através de pilares construídos sobre o mar, num projeto da autoria de António Segadães Tavares, premiado mundialmente graças a essa obra de grande mestria, que reviu e adaptou um projeto do engenheiro Edgar Cardoso, elaborado em 1980, aquando da primeira ampliação da pista para 1 600 metros de comprimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES