Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing 737 cai na vertical e mata todos os seus 131 ocupantes

A 1800 metros acima do solo e a 10 km da pista do Aeroporto Internacional de Pittsburgh, o avião virou à esquerda sem controle e caiu no chão na posição vertical

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Era 8 de setembro de 1994 quando o Boeing 737 (USAir 427), que fazia um voo entre o Aeroporto Internacional de O'Hare, em Chicago, Illinois e o Aeroporto Internacional de Palm Beach em West Palm Beach, Flórida, com escalas no Aeroporto Internacional de Pittsburgh, Pensilvânia, e caiu perto de Pittsburgh na sua aproximação final para o aeroporto. Todos os 127 passageiros e cinco tripulantes morreram no total de 131 pessoas que transportava.

A causa do acidente foi atribuído a uma falha mecânica do leme, causado pelo bloqueio da válvula servodual. Essa falha ocorrera três anos antes noutro 737, no United Airlines 585, a 3 de março de 1991, que, como o voo 427, ficou sem controle e se virou para cair no chão, sem sobreviventes. Foi o incidente da Eastwind Airlines 517, a 9 de junho de 1996, que finalmente se chegou á conclusão que se tratava de uma falha do leme, o que fez Boeing substituiu o dispositivo em todos os B737 operacionais no mundo.

A causa do acidente foi atribuído a uma falha mecânica do leme, causado pelo bloqueio da válvula servodual - Foto: Reprodução/Internet

O voo 427 foi comandado pelo capitão Pedro Germano, 45 anos, e primeiro oficial Charles B. "Chuck" Emmett III, 38 anos, ambos com experiência no Boeing 737.

A 1800 metros acima do solo e a 10 km da pista do Aeroporto Internacional de Pittsburgh, o avião virou à esquerda sem controle e caiu no chão na posição vertical, perto de Pittsburgh, Pensilvânia, provocando a morte a todos os ocupantes.

OS investigadores da NTSB puseram como hipótese para o acidente uma colisão com pássaros, falha do motor, erro do piloto e falha do leme. Destas quatro hipóteses a falha do leme tornou-se mais forte.

Dois anos após o acidente, depois do incidente com o Eastwind Airlines, em junho de 1996, a válvula servodual do Boeing 737-300 foi submetida a um teste de choque térmico, o que envolve o congelamento do dispositivo com nitrogênio e injetar fluido hidráulico quente. Durante o ensaio, o dispositivo ficou fechado, o que revelou a falha de leme do B737, usado em muitos aviões em todo o mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES