Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing 737 cai no mar, em chamas, e mata todos os ocupantes

O Boeing 737 caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois da decolagem do Aeroporto Internacional de Beirute Rafic Hariri, com 82 passageiros e 8 tripulantes a bordo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 25 de Janeiro de 2010, Boeing 737-800, que operava o voo Ethiopian Airlines 409, uma operação voo comercial que ligava Beirute, Líbano, à cidade de Addis Abeba, Etiópia, acidentou-se pouco depois da decolagem e caiu no Mar Mediterrâneo. Todos os 90 ocupantes da aeronave morreram.

A aeronave envolvida, um Boeing 737-800 (Next Generation) estava registrada sob a matrícula ET-ANB, serial number 29935, foi originalmente entregue à Ryanair em 4 de fevereiro de 2002, registrada como EI-CSW. Em setembro de 2009 foi adq kkkkk uirida pela Ethiopian Airlines. O equipamento passou por vistoria técnica em 25 de dezembro de 2009, quando nenhum problema foi encontrado.

O Boeing 737 caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois da decolagem do Aeroporto Internacional de Beirute Rafic Hariri, com 82 passageiros e 8 tripulantes a bordo. No momento da decolagem, chovia e havia vento forte em toda a região metropolitana de Beirute. O sistema METAR indicou ventos de 8 nós em todas as direções e tempestade nas proximidades do aeroporto. O avião subiu para 9000 pés antes da perda de contato com o controle, em pouco mais de 5 minutos de voo. Foi quando pessoas próximas da costa viram o avião em chamas mergulhar no mar. O voo chegaria a Addis Abeba às 7h50 (4h50 UTC).

Boeing 737 cai no mar, em chamas, e mata todos os ocupantes - Imagem: Reprodução

Este foi o primeiro acidente aéreo envolvendo o aeroporto de Beirute desde 1987, quando um Boeing 707 da Middle East Airlines foi atacado a tiros após o pouso, sem mortes.

Além disso, o acidente com o voo 409 foi o primeiro com a companhia Ethiopian desde o sequestro do voo 961 em 1996, cujo Boeing 767 mergulhou no mar por falta de combustível.

Busca e salvamento

Na manhã seguinte ao acidente (no mesmo dia), as autoridades libanesas recolheram restos e destroços nas proximidades do local da queda do avião, a cerca de 3,5 km da costa, próximo ao vilarejo de Na'ameh, 15 km ao sul de Beirute. As buscas por sobreviventes foi comandada pelo Exército Libanês com o uso de helicópteros Sikorsky S-61, pela Marinha Libanesa e pelas tropas da UNIFIL. Os Estados Unidos, em resposta ao governo libanês, enviou ajuda militar para as buscas dos restos do avião. A UNIFIL enviou 3 navios e 2 helicópteros para o local. A Royal Air Force, da Inglaterra, e a Cyprus Police, do Chipre,também colaboraram nas buscas.

Até 26 de janeiro, somente 24 mortes foram oficialmente confirmados, muito embora todas as 90 pessoas a bordo, se presume que estejam mortas. A mulher do embaixador francês em Beirute, Marla Sanchez Pietton está entre os passageiros do voo.

Os corpos identificados foram enviados para o Hospital da Universidade Rafik Hariri, em Beirute, para identificação por meio de DNA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES