Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing choca-se com montanha e todos os 188 ocupantes morrem

O 707 foi fretado pela companhia aérea nacional do Marrocos, a Royal Air Maroc, para transportar 181 trabalhadores marroquinos e suas famílias.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos mais graves acidentes da história da aviação no Marrocos, que causou a morte de todos os 7 tripulantes e dos 181 passageiros, num total de 188 vítimas fatais, aconteceu no dia 3 de Agosto de 1975.

Quando já se aproximava do aeroporto Agadir Inezgane, para pouso, próximo da cidade de Amskroud, o Boeing 707-321, prefixo JY-AEE, operado pela Alia Royal, colidiu com o pico de uma montanha, despedaçando-se literalmente.

O 707 foi fretado pela companhia aérea nacional do Marrocos, a Royal Air Maroc, para transportar 181 trabalhadores marroquinos e suas famílias de Paris, na França, para casa durante as férias.

As condições do tempo eram ruins. Havia nevoeiro intenso na área e a aeronave voava sobre as montanhas do Atlas. Como o 707 descia de 8.000 pés para a pista 29, a ponta da asa direita e o motor 4 (exterior direito) atingiu um pico a 730 m de altitude. Parte da asa se separou. A aeronave perdeu o controle e colidiu com um barranco.

As equipes de resgate encontraram destroços em uma ampla área. A destruição foi tão completa que nada maior de 90 centímetros foi encontrado. A causa do acidente foi determinada como um erro do piloto, ao não garantir uma orientação positiva do curso antes do início da descida. A aeronave não seguiu o habitual corredor norte-sul, geralmente usado para voos para Agadir, daí motivando o choque com a montanha e a tragédia que se seguiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES