Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing choca-se contra montanha no Irã e mata todos os 128 ocupantes

O acidente aconteceu no dia 21 de Janeiro de 1980.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião Boeing 727-860, que fazia o Voo Iran Air 291, no Irã, entre os aeroportos de Mashhad e Mehrabad, chocou-se contras as montanhas de Alboz, cerca de 29 quilômetos da Capital, Teerã, explodindo em seguida. Todos os seus 8 tripulantes e os 120 passageiros morreram no local.

O acidente aconteceu no dia 21 de Janeiro de 1980. Às 19:11 do horário local, a aeronave, com prefixo EP-IRD, colidiu contra as montanhas de Alborz, 29 quilômetros ao norte de Teerã, durante a aproximação da pista 29 do aeroporto de Mehrabad, em condições de neblina e neve. Os 8 tripulantes e 120 passageiros morreram no acidente e o avião foi destruído. Até aquele momento, o voo Iran Air 291 havia sido o pior acidente aéreo do Irã.

No dia do acidente, controladores de tráfego aéreo iranianos haviam entrado em greve, causando centenas de voos domésticos cancelados. Quando a greve foi interrompida às 16:00, os voos retomaram seus serviços. Às 17:40, o voo 291 partiu do aeroporto de Mashhad para o aeroporto de Mehrabad, em Teerã. Haviam 8 tripulantes e 120 passageiros a bordo.

Às 18:52, horário local, o controlador do aeroporto de Mehrabad em Teerã deu à tripulação uma abordagem direta para a pista 29. Então, por volta das 19h05, o controlador instruiu a tripulação a tomar um rumo de 360° para alcançar o farol não direcional da abordagem Varamin. Sem receber instruções do controlador, os pilotos estavam a 17 milhas ao norte fora do curso. Durante a arremetida, o primeiro oficial disse ao capitão que o VORTAC estava dando o curso radial errado, mas ele não respondeu a esta mensagem. Às 19:11, horário local, a aeronave colidiu com as montanhas Alborz, 29 quilômetros ao norte de Teerã. Todos os 8 membros da tripulação e 120 passageiros morreram no incidente, e o avião foi destruído.

Os pesquisadores concluíram que a causa provável do acidente foi que o ILS e o radar terrestre não estavam operacionais. O presidente e cinco funcionários públicos da Autoridade de Aviação Civil iraniana foram condenados por homicídio involuntário em consequência do voo 291.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES