Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing choca-se no ar com um cessna e 144 pessoas morrem

Por Blog Memória

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 25 de setembro de 1978, decorridos hoje 42 anos, ocorreu uma grande tragédia em pleno aeroporto de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, quando o Boeing 727-214, da Pacific Southwest Airlines 182, que fazia um voo doméstico na rota Sacramento a San Diego, com uma escala na cidade de Los Angeles, ao iniciar o procedimento de aterrissagem, chocou-se no ar com um monomotor Cessna.

O aeroporto de San Diego era o mais movimentado de pista única nos Estados Unidos. Durante o procedimento de aterrissagem o jato colidiu no ar com um monomotor Cessna 172, resultando na morte de 144 pessoas.

Destroços do avião (Reprodução)

O Cessna fazia um voo privado para escola de pilotagem. Quando o jato inicia a descida para o pouso, colide com o monomotor que estava logo abaixo. A colisão fatal resultou em acidente catastrófico para pessoas em terra. Todos os passageiros do Boeing 727 da PSA e do Cessna 172 morreram. A queda dos aviões atingiu um bairro em San Diego, onde 22 casas foram afetadas. Das 144 pessoas que moreram, 128 eram passageiros, 7 eram tripulantes e 9 pessoas se encontravam terra. Outras nove pessoas ficaram feridas em terra. Este é considerado o pior acidente aéreo da Califórnia

Durante aproximação para aterrizagem no aeroporto de San Diego, o Boeing 727 da PSA recebe um aviso, da torre de controle, de que estava em trânsito com um monomotor Cessna 172. Os pilotos do jato da PSA reportaram à torre de comando que haviam avistado o monomotor, ausentando qualquer preocupação.

Aviões se chocaram no ar (Reprodução)

A torre de controle recebeu um alerta do recém inaugurado sistema de radar de que a colisão era iminente. Pouca atenção foi dada, pois, havia muitos alarmes falsos. Um aviso foi dado à aeronave da PSA, responsável por manter distância na aproximação. O aviso não foi dado à tripulação do Cessna. Um fato chama atenção dos investigadores de acidente do voo. Há evidências de uma terceira aeronave próxima ao local na hora do acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES