Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Boeing colide com montanha no Marrocos e mata os seus 188 ocupantes

A causa do acidente foi determinada como um erro do piloto em não garantir uma orientação de rumo positiva antes de iniciar a descida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os 188 ocupantes de um voo fretado, um Boeing 707-321C, operado pela companhia Alia Royal Jordanian Airlines, morreram, depois que o avião colidiu com uma montanha ao se aproximar do Aeroporto Agadir Inezgane, no Marrocos. Perderam a vida 181 passageiros e 7 tripulantes. A aeronave fazia um voo de Paris para Marrocos e transportava 181 trabalhadores amrroquinos e suas famílias de volta da França, para onde tinham ido de férias.

A tragédia aconteceu no dia 3 de agosto de 1975, e é considerada até hoje o acidente mais grave e mortal de toda a história marroquina. Ao colidir com a montanha o avião explodiu e desintegrou-se em vários pedaços que se espalharam por extensa área.

Boeing colide com montanha no Marrocos e mata os seus 188 ocupantes - Foto: Reprodução

O Boeing 707, de propriedade da Alia, havia sido fretado pela empresa aérea nacional marroquina, Royal Air Maroc, que transportou 181 trabalhadores marroquinos e suas famílias da França para as férias de verão. Havia uma forte neblina na área e o avião voava para o nordeste sobre a Cordilheira do Atlas. Enquanto o 707 descia de 8 000 pés (2 440 metros), aproximando-se da pista 29, a ponta da asa direita e o motor nº 4 (externo-direito) atingiram o pico a 2 400 pés (732 metros) de altitude. Parte da banda se separou. O controle foi perdido e o avião caiu em um barranco.

As equipes de resgate encontraram restos em uma vasta área. A destruição foi tão completa que não há nada maior do que 10 pés quadrados (0,929 metros quadrados) de tamanho.

A causa do acidente foi determinada como um erro do piloto em não garantir uma orientação de rumo positiva antes de iniciar a descida.

Todos os sete tripulantes e 181 passageiros a bordo morreram. É o desastre aéreo mais fatal envolvendo um Boeing 707, bem como o mais letal do Marrocos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES