Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Bomba explode no ckeck-in do aeroporto de Orly, mata 8 e deixa 56 feridos

Um desses episódios sangrentos ocorreu em 15 de Julho de 1983, um dia após as celebrações da Bastilha, quando um atentado a bomba no balcão de check-in da empresa turca Turkish Airlines.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A história da França tem sido pontuada por atos violentos, sobretudo nas proximidades do 14 de Julho, data em que se festeja a Queda da Bastilha, ponto máximo da Revolução Francesa, grande movimento popular ocorrido entre 1789 e 1799, e que pôs fim ao regime oligárquico que por séculos dominou a nação. Um desses episódios sangrentos ocorreu em 15 de Julho de 1983, um dia após as celebrações da Bastilha, quando um atentado a bomba no balcão de check-in da empresa turca Turkish Airlines, no Aeroporto de Orly,causou a morte de oito pessoas e deixou 56 feridas, algumas em estado grave, com mutilação de partes do corpo.

A bomba explodiu dentro de uma mala no balcão de check-in da Turkish Airlines no terminal sul do aeroporto, lançando chamas na multidão de passageiros fazendo check-in para um voo para Istambul. A bomba consistia em meio quilo de explosivo Semtex conectado a três botijões de gás portáteis (o que explicava as extensas queimaduras nas vítimas).

Três pessoas morreram imediatamente na explosão e outras cinco morreram no hospital. Quatro das vítimas eram francesas, duas eram turcas, uma era greco-americana e uma era sueca. O número de mortos fez com que o bombardeio de Orly fosse o ataque mais sangrento na França desde o fim. Um cidadão de dupla nacionalidade foi identificado como Anthony Peter Schultze, que estava estudando em Paris e veio ao aeroporto para se despedir de sua noiva turca ficou entre os mortos. A noiva estava fora da área de check-in quando a bomba explodiu e não se feriu. Uma organização terrorista armênia (Exército Secreto Armênio para a Libertação da Armênia) ASALA, assumiu o atentado, como parte de sua campanha pelo reconhecimento e reparação pelo genocídio armênio.

FIQUE SABENDO OUTROS ATENTADOS QUE TÊM ABALADO A FRANÇA AO LONGO DA HISTÓRIA:

A França, um dos exemplos mais significativos de liberdade do mundo, tendo Paris, sua capital, como um dos lugares mais visitados do planeta, tem sido alvo de terroristas ao longo do tempo, acumulando uma série de atentados com mortes.

Em janeiro de 1980

17 pessoas foram mortas em três atentados jiadistas na zona da capital francesa: 12 num ataque contra o jornal satírico "Charlie Hebdo", um polícia municipal e quatro reféns num supermercado judeu. Os três atacantes foram abatidos pela polícia.

Cronologia dos atentados mais importantes perpetrados em França nos últimos trinta anos:

1982

29 de março - Atentado contra um comboio na linha Paris-Toulouse, no qual morreram cinco pessoas, numa ação atribuída à Organização da Luta Armada Árabe, ligada ao terrorista conhecido como "Carlos" e "Chacal".

9 de agosto - Um comando árabe mata seis clientes no restaurante "Goldenberg", localizado no bairro judeu de Paris.

1983

15 de julho - Oito mortos e 56 feridos num ataque bombista no aeroporto de Orly, perpetrado por um grupo arménio, contra as linhas aéreas turcas.

31 de dezembro - Uma bomba na estação ferroviária de Saint Charles, em Marselha, e um outro engenho num comboio de alta velocidade, perto de Drome, matam cinco pessoas, numa ação que atribuída à Organização da Luta Armada Árabe.

1985

29 de março - Dezoito feridos num cinema de Paris, durante um festival de filmes judeus e que terá sido levado a cabo pelo movimento Jihad Islâmico.

1986

17 de setembro - A explosão de uma bomba nos armazéns Tati de Paris faz sete mortos, numa ação reivindicada pelo Comité de Solidariedade com os Presos Políticos Árabes e do Médio Oriente, a quem tinham sido atribuída a autoria de outros quatro atentados em Paris que tinham causado três mortos.

1995

25 de julho - Um artefacto explosivo explode na estação de metro parisiense Saint Michel e mata oito pessoas e 117 feridos, num ataque atribuído a integristas argelinos.

1996

3 de dezembro - Quatro mortos e 93 feridos na explosão de uma bomba na estação de metro de Paris Port Royal que foi reivindicada por integristas argelinos.

2012

19 de março - Um tiroteio mata três crianças e o pai de uma delas num colégio judeu de Toulouse pela mesma pessoas que uns dias antes tinha assinados três paraquedistas de origem magrebina.

2015

07, 08 e 09 de janeiro - Um total de 17 pessoas morrem em três atentados jihadistas em Paris: 12 num ataque ao jornal satírico "Charlie Hebdo", um polícia municipal e quatro reféns num supermercado judeu. Os três autores do ataque foram abatidos pela polícia.

26 junho - Yassin Salhi mata e decapita o seu chefe Hervé Cornara, perto de Lyon. Logo de seguida tenta fazer explodir a fábrica da Air Products, em Saint-Quentin-Fallavier, centro-leste do país.

13 de novembro - Mais de 130 pessoas mortas e numerosos feridos em vários ataques coordenados em Paris. Só na sala de espetáculos Bataclan morreram 89 pessoas.

2016

14 de julho - Pelo menos 86 pessoas morreram e 485 ficaram feridas num atentado com um caminhão, que atingiu deliberadamente a multidão que esperava para ver o fogo de artifício, na cidade de Nice



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES