Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Brasil ainda sofre com humilhação sofrida no Maracanã há 70 anos

A seleção “Canarinha” podia até empatar e levaria o título. Mas, com um gol a 11 minutos do fim da partida, o Uruguai vence de virada a Seleção Brasileira.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi num dia igual ao de hoje, em 16 de julho de 1950, há exatos 70 anos, que o monumental estádio do Maracanã, recém-inaugurado, inundou de lágrimas, diante da derrota da Seleção Brasileira de Futebol, para o Uruguai, pelo placar de 2X1, na disputa da partida final da Copa do Mundo. O extraordinário público de cerca de 200 mil pessoas lotava aquele que seria considerado por muitas décadas a seguir o maior estádio de futebol do mundo. Quase todos estavam em prantos, desolados, inconformados,  ao final da partida.

A seleção “Canarinha” podia até empatar e levaria o título. Mas, com um gol a 11 minutos do fim da partida, o Uruguai vence de virada a Seleção Brasileira, anfitriã, e conquista a Copa do Mundo de 1950. O Brasil sentiu-se não apenas derrotado, mas humilhado.

O público no Maracanã, incrédulo, com o público aos prantos, assiste a tudo com profunda tristeza. É o fim do sonho do Campeonato Mundial. O Uruguai conquista seu segundo trunfo, pois já levara a Copa de 1930, jogando em casa. Os gols saíram no segundo tempo: Friaça abriu o placar para o Brasil aos 2 minutos; aos 21, Schiaffino empatou para a Celeste; aos 34, Ghiggia selou a tragédia brasileira.

A Copa de 1950 foi realizada diante de enorme polêmica. Muitos povos eram contra a realização do evento num momento muito delicado, quando pouco mais de quatro anos separavam do fim da Segunda Guerra Mundial e as nações que participaram dessa trágica passagem,  ainda se encontravam sangrando diante das disputas mortais entre elas.

O mundo ainda exibia as cicatrizes da Segunda Guerra Mundial, que provocara o cancelamento das Copas de 1942 e 1946, por isso não parecia boa ideia transferir para os gramados confrontos entre países que até há pouco se enfrentavam com tiros e bombas. Mesmo assim, a Fifa decidiu ressuscitar a competição.

A Europa estava em ruínas, e vários governos consideravam um desperdício gastar, com um torneio de futebol, recursos que poderiam ser usados na reconstrução de seus países. A solução encontrada pela Fifa foi realizar o torneio novamente na América do Sul, a exemplo da Copa de 1930. E foi assim que o Brasil se tornou anfitrião da Copa do Mundo de 1950.

O governo brasileiro construiu,especialmente para o torneio, aquele que por décadas seria considerado o maior estádio de futebol do mundo: o Maracanã. Motivo de orgulho para o povo brasileiro, o estádio — que anos depois receberia o nome do jornalista Mário Filho — acabaria se tornando palco da nossa maior tragédia futebolística. Jogando em casa, favorito absoluto ao título, o Brasil precisava apenas de um empate na última partida, contra o Uruguai, para se sagrar campeão mundial.

Cerca de 200 mil pessoas, o equivalente a 10% da população carioca da época, lotaram o Maracanã na tarde de 16 de julho. Três dias antes, a seleção brasileira havia massacrado a Espanha por 6 a 1, com direito à torcida gritando “Olé!” e cantando a marchinha carnavalesca “Touradas em Madri”, de Braguinha e Alberto Ribeiro.

Contra o Uruguai, a Seleção Brasileira abriu o placar, mas acabou derrotada, e a marchinha deu lugar ao silêncio e às lágrimas. A imprensa uruguaia chamaria a façanha de seu time de “Maracanazo”, nome que entraria para a história.

Oito anos depois, o cronista Nélson Rodrigues escreveria:

A derrota frente aos uruguaios, na última batalha, ainda faz sofrer, na cara e na alma, qualquer brasileiro. Foi uma humilhação nacional que nada, absolutamente nada, pode curar. Dizem que tudo passa, mas eu vos digo: menos a dor de cotovelo que nos ficou dos 2 a 1. E custa crer que um escore tão pequeno possa causar uma do tão grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES