Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Brasil celebra, nesta quarta-feira (20), o Dia Nacional do Poeta

Menotti Del Picchia, que é, assim, considerado o patrono dos poetas brasileiros, deixou uma obra memorável

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Poeta é celebrado anualmente, no Brasil, em 20 de outubro. Essa celebração no dia de hoje foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia. A partir daí surgiu a ideia de, todo ano, celebrar-se o Dia do Poeta, como uma maneira de preservar e estimular esse importante lado da literatura.

Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.

O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais. E isso tem acontecido de forma bastante positiva, pois a cada dia cresce o número de amantes da poesia.

Menotti Del Picchia, que é, assim, considerado o patrono dos poetas brasileiros, deixou uma obra memorável - Foto: Reprodução

Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.

O Dia Nacional do Poeta é comemorado de maneira extraoficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o 20 de outubro como Dia do Poeta no país. Mesmo assim, os amantes da poesia e os profissionais que se dedicam a esse ofício fazem questão de comemorar, realizando eventos significativos em vários pontos do Brasil.

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial.

A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.

Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

Menotti Del Picchia, que é, assim, considerado o patrono dos poetas brasileiros, deixou uma obra memorável. Escolhi, em homenagem, esse belo poema O Voo, que ele produziu com imensa sensibilidade:

O VOO

Goza a euforia do voo do anjo perdido em ti.

Não indagues se nossas estradas, tempo e vento,

desabam no abismo.

Que sabes tu do fim?

Se temes que teu mistério seja uma noite, enche-o

de estrelas.

Conserva a ilusão de que teu voo te leva sempre

para o mais alto.

No deslumbramento da ascensão

se pressentires que amanhã estarás mudo

esgota, como um pássaro, as canções que tens

na garganta.

Canta. Canta para conservar a ilusão de festa e

de vitória.

Talvez as canções adormeçam as feras

que esperam devorar o pássaro.

Desde que nasceste não és mais que um voo no tempo.

Rumo do céu?

Que importa a rota.

Voa e canta enquanto resistirem as asas.

Menotti Del Picchia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES