Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Brasil festeja nesta data o dia nacional da ressaca

Data é uma invenção criada pelos brasileiros para lembrar o desconforto que muitas vezes o excesso de bebida alcoólica traz às pessoas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta data de 28 de Fevereiro é celebrado no Brasil o dia nacional da Ressaca, uma invenção criada pelos brasileiros para lembrar o desconforto que muitas vezes o excesso de bebida alcoólica traz às pessoas. Muito curiosamente, bem ao estilo debochado do brasileiro, a data é festejada com muito álcool para honrar a data, ocasião é que pessoas dos mais diferentes níveis usam as redes sociais para trocar receitas de drinks.

Brasil celebra o dia nacional da ressaca

Criados pelo bartender Conrado Salazar, os drinks têm combinações inusitadas e apresentações criativas, com bastante influência das coquetelarias latina/caribenha clássica, flertando ainda com a coquetelaria Tiki, criada nos EUA no início dos anos 1930 e inspirada pelo imaginário que envolvia as paradisíacas praias polinésias. “Essa ponte entre as escolas caribenha e Tiki se alicerça em pontos comuns para ambas: a origem tropical, o fato de usarem e abusarem do rum e a típica refrescância de seus coquetéis”, explica Conrado.

Veja abaixo cinco opções de coquetéis refrescantes para matar a sede neste calor com duas receitas para voce testar em casa:

Acqua de Vida:

É um drink inspirado nas experiências do destemido Ponce de León em busca da mística fonte da juventude para trazer a água da vida. O dulçor e o amargor do Aperol combinados com os sabores da baunilha, da canela e de sucos cítricos, ficam guardados e protegidos pela espuma de gengibre.

Francis Drake’s Mojito

Este drink leva o nome do capitão Drake, uma lenda dos sete mares e que teria inventado o precursor do Mojito. Com essa inspiração, Conrado Salazar elaborou uma releitura do coquetel que leva hortelã, limão, rum añejo (envelhecido em madeira), spiced rum, açúcar mascavo e toques especiais. Originalmente criado para curar febres e resfriados, a nova versão ainda dá conta de mau humor, dor de cotovelo e ressaca.

Receita:

INGREDIENTES:

60 ml de rum blanco

20 ml de sumo de limão taiti

15 ml xarope de açúcar (2 medidas de açúcar pra uma de água)

30 ml club soda ou água gasosa

8 a 10 folhas de hortelã

2 squeezes de limão

Gelo quebrado/moído.

MODO DE PREPARO:

– Pegue um limão inteiro, corte ele na vertical em 2 metades (fica o talo branco no meio inteiro). A partir daí, “deite” o limão e ir cortando os squeezes (meias-luas) no sentido do talo branco, ignorando o mesmo. Cada metade do limão da 4 a 5 squeezes.

– Coloque dois desses squeezes no copo e, com o macerador/socador, amasse-os um pouco. Pegue as folhas de hortelã, dê uns tapas leves nelas até que levante aroma. Coloque-as no copo.

– Adicione o rum, o xarope de açúcar, o suco de limão e mexa até homogeneizar. Adicione um metade do gelo moído, mexa, adicione o club soda/água com gás, dê uma leve mexida, completar o gelo quebrado até que fique um pouco pra cima do copo.

– Decore com um squeeze de limão e algumas folhas do hortelã.

Groggy Jack Sparrow:

Este drink com inspiração em um dos personagens mais marcantes do cinema, tem sabor cítrico e refrescante, à base de suco de frutas cítricas, bitter Cynar e rum – uma criação descomplicada e deliciosa,assim como um belo fim de tarde à beira de uma ilha repleta de tesouros enterrados, onde o “rum is never gone”

Receita:

INGREDIENTES:

50 ml rum blanco

25 ml aperitivo Cynar

15 ml xarope de açúcar demerara (2:1)

20 ml sumo de limão capeta

30 ml sumo de laranja

30 ml (ginger ale) refrigerante de gengibre

3 gotas Angostura Aromatic Bitter

Gelo quebrado/moído

MODO DE PREPARO:

– Coloque os ingredientes no copo e mexa. – Adicione o gelo quebrado/moído e, por fim, o ginger ale. – Coloque a Angostura por cima- Decore com uma fatia de laranja e um ramo de alecrim

DICAS:

COMO FAZER O XAROPE DE AÇÚCAR 2:1* – Coloque UMA medida de açúcar cristal e UMA de água numa panela e misture. – Leve ao fogão, em fogo baixo, e continue misturando sem parar até dissolver todo o açúcar. – Adicione a segunda medida de açúcar e continue mexendo em fogo baixo até diluir completamente.

– Resfrie e coe para um recipiente com tampa ou garrafa de vidro. Armazene gelado.

*Pode ser usado tbm para adoçar café, sucos, etc.

*Mesma estrutura de receita e modo de preparo pode ser usada para fazer xarope de outros açúcares, como o demerara ou o mascavo.

GELO MOÍDO– Coloque as pedras de gelo em um pano limpo, dobre-o até fechar e bata com o socador ou mesmo com o martelo de bater bife.

Piña Colada:

Um clássico dos bares cubanos, que ganhou uma versão mais leve que a tradicional para ser bebida aos montes e curtir a tarde quente com leveza e sabor. É uma bebida adocicada, mas incrementada com um toque cítrico, que não faz parte da receita original, mas que elevou a refrescância do cocktail às alturas.

Yo-Ho-Ho:

Drink feito com o autêntico rum dos piratas e um pouco de gin para completar, oferece um misto de refrescância e diversão, assim como o próprio nome sugere. Tem sabores frutado, cítrico e levemente adocicado, com toques de amêndoa, despertando no paladar a sensação de um dia próximo ao paraíso.

Comemorando o dia: abstinência ou mais bebida?

O data não é muito popular no Brasil. Em outros países, o dia da ressaca costuma ser motivo para encontrar os amigos e… adivinhem: compartilhar histórias de ocasiões onde o as coisas passaram um pouco da conta.

Nesse post do Mega Curioso, cinco relatos de ressacas (e suas consequências) que deviam entrar para algum livro de história. Clique aqui para ler o post.

Afinal, todo mundo tem alguma história com bebida, não é mesmo? Seja num barzinho com amigos, num happy hour, um casamento, ou até mesmo um jantar. A diversão no dia pode ter sido incrível, mas e o dia seguinte?

Ao invés de comemorar a data bebendo mais, deveria ser um dia de abstinência e reflexão. Afinal, o dia foi originalmente criado para o oposto disso: servir para lembrar os perigos do excesso do álcool.

A ressaca, na verdade, é um alerta negativo do corpo sobre as substâncias que estamos colocando para dentro dele. O álcool interfere nas atividades do cérebro durante o sono já que ele bagunça os hormônios que regulam os nossos relógios biológicos.

Para evitar a ressaca no dia seguinte

A ressaca muitas vezes é confundida com uma enxaqueca induzida pela o excesso de bebida. Pode também apresentar sintomas como náusea, enjoo, cansaço e desidratação. Tomando alguns cuidados antes de beber, e ressaca pode ser minimizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES