Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol no México

51 anos após conquista, seleção é lembrada como a mais brilhante de toda a história do futebol brasileiro.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi nesta data, em 21 de Junho de 1970, Estádio Azteca, na Cidade do México, que o Brasil, jogando contra a Itália, sagrou-se tri-campeão mundial de futebol, trazendo para casa a taça Jules Rimet. O time que entrou em campo naquele dia era formado po Félix; Carlos Alberto Torres , Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Pelé, Rivellino e Tostão. Decorridos hoje 51 anos dessa memorável conquista, essa seleção é lembrada como a mais brilhante de toda a história do futebol brasileiro.

Com a definição da final entre brasileiros e italianos, uma coisa era certa: aquela seria a última Copa a terminar com um capitão erguendo a Jules Rimet. E quis o destino, e o futebol, que este fosse Carlos Alberto Torres, do Brasil, primeiro tricampeão do mundo.

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol 

Quando entraram em campo no Estádio Azteca, na Cidade do México, Brasil e Itália disputavam mais do que o título da Copa do Mundo FIFA de 1970. Bicampeãs, as duas equipes batalhariam para saber quem seria o primeiro time a ganhar o Mundial três vezes e, consequentemente, ficar com a posse definitiva da taça Jules Rimet.

A taça Jules Rimet foi batizada em homenagem ao ex-presidente da FIFA, que foi o idealizador da Copa do Mundo. Foi justamente o francês que estabeleceu que a taça ficaria definitivamente com o primeiro país que a erguesse três vezes. Uruguai e Itália largaram na frente, dominando os quatro torneios até 1950.

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol 

O Brasil ficou isolado na liderança desse ranking por 12 anos. Somente em 1982 a Itália voltou a ganhar um título de Copa do Mundo e empatou no número de conquistas com a Seleção. A Alemanha, por sua vez, venceu em 1974 e 1990 e também chegou ao tricampeonato.

Mas o Brasil reagiu na corrida pela taça e enfileirou títulos nas Copas seguintes. Foi bicampeão em 1958 e 1962 e se juntou ao topo da lista com uruguaios e italianos. A partir dali, se um deles ganhasse, ficaria com a taça Jules Rimet.

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol 

A taça Jules Rimet, que deveria ficar para sempre em poder da Confederação Brasileira de Futebol, foi roubada em 1983 e supostamente derretida. A base da taça foi encontrada em um porão da FIFA em 2015. A Jules Rimet já havia sido roubada em 1966, em Londres, mas dessa vez conseguiram recuperar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES