Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Caminhão-bomba explode contra população e deixa 512 pessoas mortas

País africano, que há décadas convive com guerra, fome, doenças e caos, descreve situação como “desastre nacional”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um atentado terrorista de enormes proporções deixou ao menos 512 pessoas mortas na manhã de 14 de Outubro de 2017, em Mogadíscio, na Somália. O número de pessoas afetadas pelo atentado foi de 869 e, desses, 512 morreram, e 295 ficaram feridas gravemente. Havia outras 70 pessoas que as autoridades locais não sabiam se morreram, ou estão desaparecidas", declarou neste sábado o presidente do Comitê de Operações de Emergência na Somália, Abdulahi Mohamed Shirwac. Desse modo, o número de mortos pode passar de 600.

País africano, que há décadas convive com guerra, fome, doenças e caos, descreve situação como "desastre nacional". Com hospitais lotados, muitas vítimas foram transportadas para o exterior.

Um caminhão, carregado com centenas de quilos de explosivos, atingiu um cruzamento movimentado em Mogadíscio, a capital. no último sábado. O local fica frequentemente apinhado com carros, ônibus e táxis e é sede de edifícios do governo, lojas e restaurantes.

Caminhão-bomba explode contra população e deixa 512 pessoas mortas - Foto: Reprodução

O ataque, atribuído à milícia extremista Al Shabaab, aliada da Al Qaeda, é o maior da história do país africano e o mais mortal fatal no mundo em anos.

De acordo com o médico Abdulkadir Adam, do serviço Aamin de Ambulância, mais pessoas teriam morrido em decorrência de seus ferimentos nas últimas horas.

Há suspeitas de que o Hotel Safari, próximo ao local da explosão, era um dos possíveis alvos do atentado, já que oferece acomodações a somalis que retornaram do exterior, bem como a funcionários do governo e jornalistas.

Antes de detonar a bomba do caminhão, o autor do atentado teria dirigido em alta velocidade numa rua da capital somali, atropelando motocicletas e carros e desviando de alguns veículos presos no trânsito. Forças de segurança chegaram abrir fogo contra o caminhão, mas não conseguiram atingir o motorista.

Foto: Mohamed Abdiwahab/AFP

O Al Shabaab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul do país e tenta instaurar um Estado islâmico wahabista na Somália.

O país vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, o que deixou o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas e senhores da guerra que respondem aos interesses de clãs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES