Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Cariocas festejam hoje os 109 anos do bondinho do Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar foi construído através de uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400 pessoas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bondinho do Pão de Açúcar, uma das mais queridas atrações para turistas e habitantes da cidade do Rio de Janeiro, completa hoje 109 anos de existência, inaugurado que foi em 27 de outubro de 1912. Ele recebeu grande festa na comemoração do seu Centenário, em 2012, e se prepara para novas comemorações, em 2022, quando fará 110 anos. Os festejos dos 110 anos começam hoje, um ano antes, com uma intensa programação que as autoridades do Rio estão montando.

O Bondinho do Pão de Açúcar foi construído através de uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400 pessoas. Para construir a estrutura, alpinistas escalaram os morros da Urca e do Pão de Açúcar, com equipamentos em mochilas, e operários se arriscaram na edificação das estações a 400 m de altura. Em 2012, a construção do bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos e fez parte das comemorações do centenário de abertura dos portos cariocas. Na época da construção, o bondinho do Pão de Açúcar custou 2 milhões de contos de réis, valor que, calculado nos dias atuais, significa mais de R$ 100 bilhões.

O Bondinho do Pão de Açúcar foi construído através de uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) - Foto: Reprodução/Internet

Segundo o historiador Maurício Santos, o projeto inicial previa a construção de três linhas, uma ligando a Praia Vermelha ao alto do Morro da Urca, outra fazendo ligação entre o alto do Morro da Urca e o Pão de Açúcar e uma terceira ligando o alto do Morro da Urca ao alto do Morro da Babilônia. A obra foi autorizada em julho de 1909 e, assim, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de amigos fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e iniciaram, em 1910, a construção do primeiro teleférico brasileiro.

A obra do bondinho do Pão de Açúcar contou com operários brasileiros e portugueses, com equipamentos e materiais importados de uma firma alemã.

Em 27 de outubro de 1912, o trecho inicial foi inaugurado, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Segundo dados da época, 577 pessoas subiram ao Morro da Urca e o valor era de dois mil réis, para participar das primeiras viagens do “Camarote Carril”, como o bondinho do Pão de Açúcar era conhecido.

Em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar recebeu autorização para duplicar a linha e, depois de algumas reformas, quatro novos bondinhos foram inaugurados, cada um possuindo uma capacidade para 75 passageiros. Os trabalhos demoraram dois anos e a obra foi completada em 29 de outubro de 1972.

A linha inicial – Morro da Urca – tem uma extensão de 600 metros. A segunda linha – Morro da Urca / Pão de Açúcar – tem uma extensão de 850 metros. Já a terceira linha, nunca chegou a sair do papel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES