Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Cataratas do Iguaçu foram descobertas há 477 anos por Álvar Núnez

Atualmente, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu é o segundo lugar mais visitado por estrangeiros no Brasil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi há 477, nesta data de 31 de janeiro, no ano de 1542, que o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca descobriu as Cataratas do Iguaçu, beleza natural localizada onde hoje fica o Estado do Paraná. Historicamente, ele foi o primeiro europeu a encontrar o conjunto de aproximadamente 275 quedas de água no Rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Com uma área de 250 mil hectares, as Cataratas são consideradas Patrimônio da Humanidade. O nome Cataratas do Iguaçu tem origem tupi-guarani e significa "água grande". De acordo com a lenda, um deus queria se casar com uma bela mulher chamada Naipi, que fugiu em uma canoa com seu amante mortal Tarobá. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.

As Cataratas do Iguaçu foram transformadas em Parque Nacional das Cataratas, do lado brasileiro, foi inaugurado em 1939, há 80 anos, portanto, enquanto o parque no lado argentino existe desde o ano de 1934.

Atualmente, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu é o segundo lugar mais visitado por estrangeiros no Brasil, As Cataratas participaram da campanha mundial para escolha das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, ficando entre as 28 finalistas.

Conta-se que a ex-Primeira Dama dos Estados Unidos,Eleanor Roosevelt, ao visitar as Cataratas, teria exclamado: “ Pobre Niágara!”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES