Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Choque entre 2 trens em cidade alemã, deixa 12 mortos e 150 feridos

O acidente aconteceu na manhã de 9 de Fevereiro de 2016

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O choque de dois trens de passageiros, entre as cidades de Holzkirchen e Rosenheim, a 40 quilômetros de Munique, na Alemanha, deixou o saldo de 12 pessoas mortas e mais de 150 feridas, muitas delas em estado grave. O acidente aconteceu na manhã de 9 de Fevereiro de 2016.

As equipes de resgate tiveram grande dificuldade para retirar os corpos e os feridos das ferragens. Os feridos foram transportados de helicóptero, com prioridade para os que se encontravam em estado mais grave. As pessoas com ferimentos leves foram levadas de ambulância para hospitais da região.

As causas do acidente passaram logo a ser invsetigadas.

De acordo com a imprensa local, a colisão ocorreu por volta de 7h, na linha entre Holzkirchen e Rosenheim, a 41 km ao sudeste de Munique. Uma das composições descarrilou. O acidente ocorreu nas proximidades da cidade de Bad Aibling, uma estação de águas localizada 60 km ao sul de Munique. Todos os serviços de trem em toda a área da ferrovia foram interrompidos.

O Ministro de Transportes alemão, Alexander Dobrindt, disse em coletiva de imprensa que cada trem estava a uma velocidade de 100 km/h. "Temos que assumir que um condutor não pôde ver o outro antes do acidente", disse.

Segundo ele, duas caixas pretas foram recuperadas e uma terceira está na parte danificada de um dos trens, mas também deve ser recuparada. Por isso, ainda não é possível tirar conclusões sobre a causa do acidente.

"As imagens que vocês veem são muito emotivas, porque não podemos imaginar que tais acidentes ocorram aqui. Por isso estamos com muito interesse em esclarecer exatamente o que houve, se foi um problema técnico ou uma falha humano", afirmou o ministro.

"Este é o maior acidente que tivemos em anos na região e temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação", disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz da polícia, Stefan Sonntag.

O dado considerado positivo é que os trens não transportavam crianças e adolescentes, em virtude do fato de que, sendo carnaval na Alemanha, e portanto, também feriado, não estavam ocorrendo aulas nas escolas.

O último grande acidente com número alto de mortes na Alemanha tinha ocorrido em 2006, quando 23 pessoas perderam a vida e 10 ficaram feridas no choque entre um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos, nas proximidades de Lathen, no oeste do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES