Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ciclone devasta Bangladesh, mata 5 mil pessoas e destrói manguezal

Cerca de 500 tigres reais de Bengala vivem no manguezal, além de outras cinco mil a seis mil espécies em vias de extinção no mundo

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 15 de Novembro de 2007, o ciclone denominado Sidr, devastou o sul de Bangladesh, deixando ao menos 5.000 mortos, produzindo um desastre ecológico sem precedentes, pois arrasou o maior manguezal do mundo, o de Sunderbans, considerado patrimônio da humanidade e reserva excepcional de nutrição para cerca de 2.5 milhões de pessoas e santuário para de animais raros, segundo especialistas.

O Sidr, que afetou ao menos sete milhões de pessoas, entrou em Bangladesh na noite daquela quinta-feira através da imensa reserva natural de Sunderbans, no delta do Ganges, formado por numerosas ilhas e que faz fronteira natural com a Índia, a um lado do golfo de Bengala.

Ciclone devasta Bangladesh, mata 5 mil pessoas e destrói manguezal - Foto: Reprodução

Centenas de milhares de famílias de pescadores pobres vivem no local e em seus arredores que, desde 1987, fazem parte do patrimônio mundial da Humanidade e que desde 2001 estava classificado como zona importante da biosfera --o local abriga animais raros como o tigre real de Bengala, o golfinho do Ganges, o crocodilo de estuário ou a tartaruga marinha.

"O ciclone provocou um desastre ambiental", denunciou na capital Dacca Zunayed Kabir Chowdhury, o cientista bengalês especialista no manguezal de Sunderbans-- uma formação vegetal característica do litoral tropical.

O cientista explicou que o "olho do ciclone golpeou sem piedade o Sunderbans, conhecido por ser o habitat natural dos tigres e de outros animais selvagens".

Cerca de 500 tigres reais de Bengala vivem no manguezal, além de outras cinco mil a seis mil espécies em vias de extinção no mundo.

Ainun Nishat, representante local da organização União Mundial para a Natureza, também teme que as ondas gigantes provocadas pelo Sidr tenham aniquilado boa parte da fauna selvagem.

"A fauna selvagem é vulnerável a este tipo de catástrofes naturais e grande parte pode ter sido arrastada pelas ondas", confirmou Shanti Ranjan Das, do ministério bengalês de Agricultura e Pecuária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES