Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Com visto revogado, John Lennon sofre enorme perseguição nos EUA

O músico fora considerado oficialmente “um imigrante indesejável”, uma qualificação embasada desde sua prisão por posse de maconha

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 16 de maio de 1969, John Lennon, o mais famoso e polêmico integrante do The Beatles, o mais notável grupo de rock do universo, teve seu visto de entrada nos Estados Unidos revogado pela embaixada americana. O músico fora considerado oficialmente “um imigrante indesejável”, uma qualificação embasada desde sua prisão por posse de maconha, realizada em novembro de 1968.

Na verdade, não era apenas o uso e posse de droga que incomodava os governantes norte-americanos, mas, muito especialmente, as posições políticas assumidas e proclamadas por John Lennon, que se transformara um ativista político de grande peso e repercussão, notadamente junto aos jovens do país.

Com visto revogado, John Lennon sofre enorme perseguição nos EUA - Imagem: Reprodução

O documentário sobre o ativismo político do ex-beatle John Lennon, "Os Estados Unidos contra John Lennon", retrata muito bem as perseguições sofridas pelo grande compositor e cantor por parte de autoridades americanas, que não lhe deixavam em paz. Dirigido pela dupla de cineastas norte-americanos David Leaf e John Scheinfeld, "Os Estados Unidos contra John Lennon" fecha seu foco na transformação do ex-beatle, morto em 1980, num ativista político dos mais engajados na causa da paz mundial.

O documentário acompanha Lennon nos anos de 1970, especialmente quando ele se aproxima de figuras políticas, como o líder Pantera Negra Bobby Seale, e passa a participar mais ativamente do movimento de contestação à Guerra do Vietnã. Não só comparecendo a passeatas como compondo canções que se transformarão em verdadeiros hinos para os manifestantes: caso de "Give Peace a Chance" e "Revolution". John Winston Ono Lennon nasceu em Liverpool, 9 de outubro de 1940 – Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico que fundou os Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular.

Sua parceria de composição com o colega de banda Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música. Juntamente com George Harrison e Ringo Starr, o grupo alcançou fama mundial durante a década de 1960. Em 1969, Lennon começou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, Yoko Ono, e continuou a seguir carreira solo após a separação dos Beatles em abril de 1970.

Com visto revogado, John Lennon sofre enorme perseguição nos EUA - Foto: Reprodução

Nascido em Liverpool, Lennon se interessou pelo gênero skiffle quando adolescente. Em 1956, formou sua primeira banda, The Quarrymen, que culminou na criação dos Beatles em 1960. Inicialmente ele era o líder de fato do grupo, porém foi perdendo gradualmente este posto para McCartney. Lennon se caracterizou por sua natureza rebelde e sagaz em sua música, escrita, desenho, em filmes e entrevistas. No auge de sua fama na década de 1960, ele publicou dois livros: In His Own Write e A Spaniard in the Works, ambos coletâneas de escritos sem sentido e desenhos de rabisco. Começando em 1967 por "All You Need Is Love", suas canções foram adotadas como hinos pelo movimento antiguerra e pela contracultura da época.

John Winston Ono Lennon nasceu em Liverpool, 9 de outubro de 1940 – Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico que fundou os Beatles,[2] a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Sua parceria de composição com o colega de banda Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música. Juntamente com George Harrison e Ringo Starr, o grupo alcançou fama mundial durante a década de 1960. Em 1969, Lennon começou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, Yoko Ono, e continuou a seguir carreira solo após a separação dos Beatles em abril de 1970.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES