Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Criada por Getúlio Vargas, Petrobras completa hoje 69 anos

A Petrobras atua na exploração, produção e comercialização de petróleo, gás natural e alguns derivados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faz hoje 69 anos que o então Presidente Getúlio Vargas (1882-1954), criou a Petrobras, a maior petrolífera do Brasil, que se transformaria ao longo da história na mais poderosa estatal brasileira. Sua fundação ocorreu em 03 de Outubro de 1953. A sua criação está ligada ao processo de desenvolvimento da industrialização brasileira, e sua história é marcada por vultuosos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Essa característica culminou no incremento tecnológico e humano, assim como permitiu à Petrobras o pioneirismo da exploração de petróleo em águas profundas.

Na atualidade, a Petrobras é uma empresa de capital misto, e o governo brasileiro detém a maior parte das ações da companhia. Porém, nos últimos anos, a ação estatal na empresa tem diminuído. Além disso, há um grande interesse por parte do governo e dos demais acionistas em sua privatização. Nesse contexto, torna-se necessário destacar que a Petrobras é muito importante para o Brasil, uma vez que o petróleo é um recurso energético estratégico e a companhia está entre as principais geradoras de royalties para o país.

Criada por Getúlio Vargas, Petrobras completa hoje 69 anos - Foto: Divulgação

A Petrobras atua na exploração, produção e comercialização de petróleo, gás natural e alguns derivados, possuindo plataformas de petróleo, refinarias e redes de distribuição. Nos últimos anos, ela tem expandido sua atuação para os setores de energia renovável e está presente em 19 países da América, África, Ásia e Europa.

A história da Petrobras está ligada ao início do processo de industrialização do Brasil. A criação da empresa partiu de uma intensa mobilização da sociedade civil, entidades privadas e entes governamentais, por meio da campanha “O petróleo é nosso”, que defendia a participação direta do Estado na produção de petróleo no Brasil. Desse modo, o presidente da época, Getúlio Vargas (1882-1954), por meio de políticas nacionalistas e desenvolvimentistas, anunciou a criação da empresa. A Petrobras surgiu em um momento de forte intervenção do Estado na industrialização do Brasil, por meio do fomento às chamadas indústrias de base, unidades voltadas para a produção de matérias-primas para outros ramos da economia.

A criação da Petrobras foi instituída em 1953, e a instalação da sua sede, na cidade do Rio de Janeiro, em 1954. Em 1961, na cidade de Duque de Caxias (RJ), foi instalada a primeira refinaria de petróleo da empresa. Mediante a importância de se estabelecer no mercado nacional e mundial de petróleo, a Petrobras criou, em 1963, um centro de pesquisa e desenvolvimento, chamado de CENPES, a fim de realizar pesquisas sobre novas formas de exploração e produção de petróleo.

Além desses fatos que marcaram o início da empresa, foram momentos importantes da história da Petrobras:

a criação da Petrobras Distribuidora (1971), responsável pela distribuição de petróleo e derivados beneficiados pela empresa; e

a descoberta da Bacia de Campos (1974), localizada na costa do estado do Rio de Janeiro, sendo uma das maiores áreas de produção de petróleo do país.

Já em 1997, foi instituída a quebra do monopólio da empresa com relação à exploração de petróleo no Brasil. Desse modo, a Petrobras se tornou uma empresa de capital misto, e, até a atualidade, o maior detentor de ações da empresa é o governo brasileiro. Por sua vez, em 2007, foi descoberto o chamado pré-sal, importante reserva de petróleo e gás natural em águas profundas, com enorme potencial de exploração e geração de lucros para a empresa.

A exploração de petróleo é um processo que requer grande conhecimento técnico e o uso intensivo de tecnologias. O petróleo é encontrado em áreas de bacias sedimentares e, para a sua exploração, são necessários, no geral, três grandes processos. Primeiramente, realiza-se a prospecção, ou seja, uma pesquisa de áreas com potencial para exploração petrolífera, por meio de análises das rochas e do subsolo da região. A partir dos resultados positivos dessa etapa, emprega-se a perfuração, com o uso de equipamentos, como sondas e brocas, para que seja avaliada a viabilidade daquela área de exploração. Em caso afirmativo, parte-se para a exploração, que é a última etapa do processo e consiste na retirada do petróleo do subsolo, por meio de máquinas e equipamentos específicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES