Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Cristiano Ronaldo e Neymar nascem na mesma data e encantam no futebol

Nesta data, 5 de Fevereiro, embora em anos diferentes, nasceram dois dos principais jogadores de futebol do planeta.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta data, 5 de Fevereiro, embora em anos diferentes, nasceram dois dos principais jogadores de futebol do planeta, o português Cristiano Ronaldo, e o brasileiro Neymar, predestinados a brilhar nos estádios do mundo e encantar os milhares e milhares de admiradores que os seguem em todas as partes do universo.

Ronaldo veio ao mundo em 05 de Fevereiro de 1985, completando hoje 35 anos de vida. Neymar chegou à terra em 05 de Fevereiro de 1992. Sete anos de vida os separa, mas as diferenças não ficam apenas na idade, mas nos muitos gols e títulos, estes beneficiando largamente a carreira de Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (Funchal, 5 de fevereiro de 1985) é um futebolista português que atua como extrema-esquerda ou ponta de lança. Atualmente joga pela Juventus, da Itália, e pela Seleção Portuguesa.

Cristiano Ronaldo começou sua carreira aos 9 anos de idade quando estreou no Futebol Clube Andorinha, na Ilha da Madeira. Com grandes habilidades logo despertou o interesse do maior clube da ilha, o Nacional, que o contratou em 1995. Foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. Recebeu cinco bolas de ouro em sua carreira.

E aí começam as diferenças.

Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e pela France Football recebendo o prêmio Ballon d'Or (que por um período passou a denominar-se Bola de Ouro da FIFA( um total de cinco vezes: 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. Também venceu o prêmio Bota de Ouro da UEFA em um total de quatro vezes. Neymar nunca foi eleito o Melhor do Mundo, pela Fifa. Sua melhor posição nessa disputa foi um terceiro lugar.

Neymar, por sua vez, é um futebolista brasileiro, considerado um dos maiores da história. Ganhou diversos títulos jogando pelo Santos Futebol Clube, onde iniciou sua carreira aos 11 anos de idade. Sua posição é atacante.

Filho de Neymar da Silva Santos e de Nadine Santos, com 11 anos de idade já chamava a atenção de especialistas de futebol.

Em 2003, Neymar foi contratado pelo Santos Futebol Clube para fazer parte das divisões de base do time de futebol. Em 2009, fez sua estreia no time profissional, na partida contra o Oeste, no estádio do Pacaembu, pelo campeonato Paulista. Foi considerado jogador revelação do campeonato, quando o Santos conquistou o vice-campeonato.

Em 2010, foi destaque novamente, desta vez, tendo o seu time se sagrado campeão paulista. Nesse campeonato, Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos, proeza conseguida por uma regularidade pouco vista em outros jogadores. No mesmo ano, foi campeão pela Copa do Brasil, torneio no qual foi artilheiro com onze gols. Em 2011, foi bicampeão. No mesmo ano, foi campeão da Taça Libertadores na final com o Peñarol, tendo feito um dos gols, no resultado de 2 x 1.

Ainda em 2010, foi convocado pelo técnico Mano Menezes para jogar na seleção principal do Brasil, onde jogou vários amistosos. Outra grande realização de Neymar foi o Campeonato Sub 20, de 2011, quando o Brasil foi campeão.

Em março de 2013, Neymar foi contratado pelo Barcelona. Em sua apresentação oficial, no dia 3 de junho de 2013, o jogador foi recepcionado no Camp Nou por 56 mil torcedores.

Crédito: Luis Genne/AFP

Neymar passou quatro anos no Barcelona, realizou 186 jogos oficiais, fez 105 gols e ganhou oito títulos. Permaneceu no Barcelona até julho de 2017. No dia 2 de agosto de 2017, o Barcelona anunciou a saída de Neymar do clube. Neymar foi apresentado aos torcedores do PSG no dia 4 de agosto de 2017, no estádio Parc des Princes, em Paris. O contrato se prolongará até 30 de junho de 2022.

O PSG pagou uma multa rescisória no valor de 222 milhões de euros (821,4 milhões de reais), tornando Neymar o jogador mais caro até aquele momento.

No dia 23 de janeiro de 2019, na Copa da França, no jogo contra o Strasburg, Neymar fraturou o pé direito, a mesma lesão que sofreu em 2018, quando teve que ser operado. Neymar ficou fora dos campos durante 10 meses.

Ao longo de suas carreiras, Cristiano Ronaldo fica bem à frente de Neymar no número der gols marcados, com 722 bolas na rede, contra 368 de Neymar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES