Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Dedicada à educação, cultura e cooperação, Unesco completa hoje 75 anos

Cumpre com maestria a missão de acompanhar o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fundada em 4 de novembro de 1946, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), está completando hoje 75 anos. Nesse tempo, essa que é uma das instituições mais importantes do planeta, com um trabalho magistral na busca da paz e da cooperação entre nações, realiza um trabalho reconhecido por todos.

Cumpre com maestria a missão de acompanhar o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros – hoje são 193 países – na busca de soluções para os problemas que desafiam nossa sociedade.

Cumpre com maestria a missão de acompanhar o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros - Foto: Reprodução/Internet

É a agência das Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Para isso desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.

A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu Escritório, em Brasília, iniciou as atividades em 1972, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social.

No setor de Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar os países-membros a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos. Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a re



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES