Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Deslizamento de terra deixa 254 pessoas mortas na Colômbia

O deslizamento ocorreu às 23h30min locais de sexta-feira pelo transbordamento dos rios Mocoa, Mulato e Sangoyaco no departamento de Puntamayo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um deslizamento de terra no sul da Colômbia, ocorrido em 1º de abril de 2017, deixou pelo menos de 254 mortos, centenas de feridos e mais de 200 desaparecidos. A tragédia atingiu de cheio a comunidade de Macoa, causando enorme comoção em sua população. Integrantes das Forças Armadas colombianas trabalharam desde a madrugada daquele sábado para resgatar os corpos e tentar encontrar pessoas com vida. Além dos mais de 200 desaparecidos, são centenas de pessoas feridas, muitas com gravidade.

O deslizamento ocorreu às 23h30min locais de sexta-feira pelo transbordamento dos rios Mocoa, Mulato e Sangoyaco no departamento de Puntamayo.

Mocoa, um município de 40 mil habitantes, ficou sem energia elétrica e água. As imagens divulgadas pelos socorristas eram impactantes: ruas cobertas de terra, soldados carregando crianças, pessoas chorando, veículos destruídos e lixo nas ruas.

Deslizamento de terra deixa 254 pessoas mortas na Colômbia - Foto: Reprodução

Segundo um morador de Mocoa, "as pessoas não sabem o que fazer", porque "não havia preparação" para uma catástrofe assim.

– Apenas não estamos nos dando conta do que aconteceu – acrescentou.

Diante da magnitude do ocorrido, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou estado de "calamidade pública" para "agilizar" as operações de resgate e ajuda, segundo escreveu no Twitter.

– Não sabemos quantas serão (as vítimas fatais), continuamos buscando – disse Santos mais cedo, antes de chegar à área.

A tragédia é de "grande dimensão", afirmou o diretor-geral de Emergência da Cruz Vermelha colombiana, César Urueña, ao reportar a "velocidade impressionante" com que aumenta o balanço de mortos e feridos.

– À noite, choveu 13 centímetros, comumente em um mês aqui chove 40 centímetros. O que isso quer dizer? Que 30% da chuva de um mês ocorreu nesta noite, e isso precipitou uma súbita cheia de vários rios (...) e isso causou uma avalanche", declarou Santos.

Deslizamento de terra deixa 254 pessoas mortas na Colômbia - Foto: / AFP / LUIS ROBAYO 

Urueña explicou que o afluente do rio se misturou com a terra e os "materiais" das ruas, como resíduos e lixo, e provocou o desastre.

A "onda de inverno" na América do Sul não afetou somente a Colômbia. O Peru vem enfrentando desde o início do ano chuvas e deslizamentos de terra que até o momento deixaram 101 mortos e mais de um milhão de afetados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES