Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Dezoito jogadores do Torino, da Itália, morrem em acidente aéreo

O Torino, que na época era o clube italiano mais poderoso, perdeu quase todo o seu elenco.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das maiores tragédias mundiais no futebol, o acidente aéreo que vitimou 18 atletas da equipe italiana do Torino e cinco membros da comissão técnica, também conhecido como Tragédia de Superga, ocorreu em 04 de Maio de 1949, completando hoje 71 anos.

O avião que levava a delegação do Torino se chocou contra a colina da Basílica de Superga, em Turim, matando as 31 pessoas a bordo. A equipe vitimada pela tragédia é considerada ainda hoje uma das melhores da história do futebol italiano e era a base da seleção nacional na época.

O Torino, que na época era o clube italiano mais poderoso, perdeu quase todo o seu elenco nesse acidente fatal e nunca mais voltou a ter a mesma força de antes.

Nesses 71 anos após a tragédia, o clube conquistou apenas um campeonato italiano (1975/1976), três Copas da Itália ( 1967/1968, 1970/1971 e 1992/1993). Durante esse período, o Torino teve que amargar seis rebaixamentos.

O time da época, todo morto no acidente, era uma equipe brilhante, formada por atletas renomados, de enorme qualidade, que havia conquistado cinco campeonatos italianos seguidos e tinha como um de seus principais astros o meio-campista Valentino Mazzola. O clube mantém até hoje um dos maiores recordes no campeonato italiano, de seis anos e nove meses de invencibilidade. Do dia 31 de janeiro de 1943 até 23 de outubro 1948, o time somou 89 vitórias e 11 empates, com 363 gols marcados e apenas 80 gols sofridos.

A tragédia não abalou apenas o clube Torino, mas também toda a Itália. Quase um milhão de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre dos atletas e dirigentes que morreram no acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES