Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Duas bombas explodem dentro de avião cubano, matando 73 pessoas

Das 73 pessoas mortas, a maioria era integrante da equipe juvenil de esgrima, de Cuba, que retornava da Venezuela

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas bombas colocadas por terroristas dentro de um avião da Cubana de Aviación, destruíram completamente a aeronave e deixaram o lamentável saldo de 73 pessoas mortas. Ninguém escapou com vida. A tragédia aconteceu no dia 6 de Outubro de 1976. O avião fazia o voo 455, que fazia o trajeto Barbados-Jamaica.

Das 73 pessoas mortas, a maioria era integrante da equipe juvenil de esgrima, de Cuba, que retornava da Venezuela após conquistar a maioria das medalhas de ouro disputadas naquele campeonato. Entre as vítimas, 57 eram cubanas, 11 guianenses e cinco norte-coreanos.

Duas bombas explodem dentro de avião cubano, matando 73 pessoas - Foto: Reprodução

As suspeitas quanto à autoria do atentado, conforme revelaram documentos divulgados pelo National Security Archive, continham declarações dos policiais de Trinidad e Tobago que interrogaram dois venezuelanos condenados em 1986 por colocar as bombas que destruíram a aeronave. Segundo o interrogatório, a primeira ligação que os acusados fizeram após o ataque foi para o escritório da companhia de segurança de Luis Posada Carriles. Segundo o interrogatório, o explosivo que destruiu o avião foi colocado em um tubo de pasta dental. Posada foi detido e preso na Venezuela após o atentado contra a Cubana de Aviación.

Posada escapou da prisão em setembro de 1985, e Bosch, seu parceiro no comando do atentado, foi libertado em 1987 para depois retornar de forma ilegal aos Estados Unidos, onde em 1968 havia sido condenado por um ataque contra um cargueiro polonês no porto de Miami.

Bosch foi detido, mas terminou sendo libertado por ordem do então presidente George Bush, em 1990, embora o Departamento de Justiça houvesse determinado que se tratava de uma ameaça para a segurança do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES