Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Elvys Presley, o Rei do Rock, faz a primeira apresentação ao vivo

Extraordinário artista norte-americano que se consagraria como o Rei do Rock, de apresenta ao vivo pela primeira vez no “The Louisiana Hayride,” um programa de rádio transmitido para 190 emissoras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi em 16 de Outubro de 1954 que Elvys Presley , o extraordinário artista norte-americano que se consagraria como o Rei do Rock, de apresenta ao vivo pela primeira vez no "The Louisiana Hayride," um programa de rádio transmitido para 190 emissoras de trinta estados americanos; nesta mesma data, assina um contrato para outras 52 apresentações semanais, fatos considerados por muitos o início da ascensão do artista. E a partir daí dá impulso a uma carreira de estupendo sucesso, eletrizando públicos em quase todo o mundo.

Presley nasceu em Tupelo, Mississippi, nos Estados Unidos, e mudou-se com sua família para o Memphis, no Tennessee, quando tinha 13 anos de idade. Sua carreira musical começou em 1954, gravando na Sun Records com o produtor Sam Phillips, que queria levar o som da música afro-americana para um público mais amplo. Presley, no violão de ritmo, e acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, foi um pioneiro do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. Em 1955, o baterista D. J. Fontana juntou-se ao time e completou o quarteto clássico de Presley e a gravadora RCA Victor adquiriu seu contrato em um acordo arranjado pelo Coronel Tom Parker, que viria a empresariá-lo por mais de duas décadas. O primeiro single de Presley com a RCA, "Heartbreak Hotel", foi lançado em janeiro de 1956 e se tornou um sucesso número um nos Estados Unidos.

Por volta dos 40 anos, Elvis Presley se tornou um homem obeso que pesava quase 160 quilogramas e estava gravemente doente. 

Segundo o Daily Star, foi relatado que o uso de drogas começou a fazer efeito nele já em 1973, logo após se divorciar de sua primeira esposa, Priscilla.

No verão de 1977, ele estava confinado à cama, dependendo dos cuidados de enfermeiras. Em seu inquérito, revela-se que seu coração tinha dobrado de tamanho e sua autópsia revela que ele estava em estágios avançados de uma doença cardiovascular. 

Embora nunca tenha fumado, ele tinha enfisema pulmonar e mal conseguia respirar. Mas seu intestino continha a descoberta mais horrível de todas: estava com quase o dobro do comprimento e cheio de fezes armazenadas há, pelo menos, quatro meses.

Ainda assim, a primeira autópsia registrou a causa da morte de Elvis como parada cardíaca e o legista Dr. Jerry Francisco insistiu que "as drogas não tiveram nenhum papel na morte de Presley.”

Elvys teve um fim decadente, morrendo muito jovem, mergulhado no uso de drogas que lhe rendeu uma dependência química fatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES