Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Em 4 séculos seguidos, anos 20 são marcados por grandes tragédias

Coincidência ou não, nos séculos mais recentes, além dessa pandemia do Covid-19, correram três outras grandes catástrofes humanas, sempre tendo o ano 20 no meio.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esse ambiente de pânico e impotência, que hoje toma conta das pessoas em todo o mundo, por causa da pandemia do Coronavírus, já afetou a humanidade em algumas quadras da história, causando mortes, desemprego, destruição econômica e uma apavorante sensação de desproteção.

Coincidência ou não, nos séculos mais recentes, além dessa pandemia do Covid-19, correram três outras grandes catástrofes humanas, sempre tendo o ano 20 no meio.

GRANDE PRAGA DE MARSELLA

A primeira delas, das quais se extraem informações mais abundantes, refere-se à “Grande Praga de Marsella”, na França, que se desencadeou exatamente em 1720 e causou a morte, apenas nessa cidade, de 100 mil pessoas.

Em 25 de maio de 1720, o navio Grand Saint-Antoine atracou no porto da cidade. Um passageiro clandestino vindo da Síria, portando a bactéria de uma variante da peste negra, transmite a moléstia a outras pessoas a bordo. Operários encarregados de fazer a descarga do navio são contaminados e transmitem a doença a moradores da cidade. Em apenas dois meses, além dos 100 mil mortos em Marsella, são registradas 220 mil mortes em toda a região, de uma população, à época, de 400 mil pessoas.

PANDEMIA DE CÓLERA

Embora não tenha aparecido exatamente nesse ano, mas um pouco antes, em 1817, a primeira grande pandemia do Cólera atravessou todo o 1820, indo até 1823, espalhando desespero e morte ao longo de seis anos, quase 7 anos.

Os estudos indicam que a epidemia iniciou a partir do Vale do Rio Ganges, na Índia, e daí foi-se espalhando para outras regiões, países e continentes. No final de 1817,a cólera extravasou os limites do subcontinente indiano, em razão de manobras militares e de novas rotas de comércio estabelecidas pelos ingleses.

Quando começa a se alastrar por outras partes do planeta, a partir do final de  1817, a cólera se tornou a primeira pandemia do mundo moderno. Após invadir a Pérsia, os russos levaram a doença a Europa que, consequentemente, a expandiu para vários países da América.

Em 1820, somente na Ásia, são registradas 100 mil mortes decorrentes dessa pandemia.

PANDEMIA DA GRIPE ESPANHOLA

Da mesma forma que a pandemia do cólera não surgiu no ano 1820, a Gripe Espanhola não surgiu originalmente em 1920, mas, provavelmente,  por volta de Fevereiro de 1918, mas se alongou por três anos e sou foi terminar em Dezembro de 1920.

Vê-se, assim, que os anos 20, por vários séculos seguidos, têm sido marcados por grandes catástrofes humanos.

Responsável pela morte de algo superior a 50 milhões de pessoas no mundo, a gripe Espanhola chegou ao Brasil em Setembro de 1918, foi acelerando seu poder demolidor por todo o ano de 1919 e 1920.

No Brasil, fez ao menos 35 mil mortes. Na China, matou mais de 1 milhão e 800 mil pessoas; Nos EUA, 675 mil; No Japão, 390 mil; Na Alemanha, 400 mil; no Reino Unido, mais de 300 mil.

A taxa de mortalidade da Gripe Espanhola em torno do mundo, ficou em oito por cento.

Os relatos da época diziam: “nada, nem infecção, nem guerra, nem fome, matou tantos em tão pouco tempo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES