Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Equipe inteira de maior time italiano morre em acidente aéreo

Acidente aéreo com a equipe, pentacampeã nacional, mexeu com o país e deixou marcas profundas na cidade de Turim, no clube e no futebol italiano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das maiores tragédias no terreno dos desportos, aconteceu em 04 de Maio de 1949, quando a equipe do Torino Football Club, que se transformara num grande fenômeno durante os anos 1940, sendo considerada umas das maiores da história do futebol, morreu em consequência de grave acidente, após o avião que transportava jogadores e comissão técnica chocar-se contra uma das torres da Basílica de Superga.

No total, foram 31 mortos. A equipe vitoriosa do Torino voltava a Turim após cumprir jogo amistoso em Lisboa, Portugal, contra o Benfica. Entre as vítimas, estava a delegação completa do Torino, O episódio abalou profundamente a Itália e cerca de 500 mil pessoas compareceram ao funeral, que aconteceu dois dias depois. O acidente ficaria conhecido como tragédia de Superga.

O fim do Grande Torino 

Na época do acidente, o Torino era a equipe dominante do futebol italiano, vindo de cinco títulos italianos consecutivos, e era a base da Squadra azzura, tendo chegado a alinhar dez jogadores do clube numa partida contra a Hungria, realizada em 1947.

O acidente também causou grande comoção no futebol mundial, tendo o enterro chegado a reunir aproximadamente 500 mil pessoas. E, no ano seguinte, para a disputa da Copa do Mundo, realizada no Brasil, a Federação Italiana proibiu a delegação de viajar de avião para o torneio, tendo a equipe viajado para o país sul-americano de navio, o qual demorou duas semanas para chegar ao destino. Cansados, os italianos foram eliminados logo na primeira fase, após derrota para a Suécia.

Última partida disputada pelo Grande Torino, contra o Benfica, em Portugal 

Há 72 anos, elenco do Grande Torino morria em tragédia 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES