Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Espanha vende a Flórida para os EUA, pela bagatela de 5 milhões de dólares

Com a cessão da Flórida para os EUA, cumpria-se, assim, o Tratado de Adams-Onís ou Tratado de Transcontinentalidade de 1819

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 22 de fevereiro de 1819 (passados hoje 203 anos), a Espanha vendia a Flórida, então pertencente ao seu território, para os Estados Unidos da América, pelo valor de 5 milhões de dólares. Pela atualização de agora, esse preço seria uma verdadeira bagatela, que provavelmente nem daria para pagar um só prédio da valorizada região de belas praias e de grandes investimentos nos EUA.

Com a cessão da Flórida para os EUA, cumpria-se, assim, o Tratado de Adams-Onís ou Tratado de Transcontinentalidade de 1819 the Florida Purchase Treaty, (antigamente intitulado Tratado de amizade, acerto de diferenças e limites entre sua Majestade católica e os Estados Unidos da América e algumas vezes denominado Florida Purchase Treaty ou Tratado da Florida de 1819) foi o resultado da negociação entre Espanha e Estados Unidos da América para fixar a fronteira entre a nação norte-americana e o então vice-reino da Nova Espanha.

Miami em junho de 2021

Luis de Onís foi o representante do rei Fernando VII de Espanha e pelos estado-unidenses o secretário de estado John Quincy Adams. A negociação iniciou-se em 1819 e embora se assinasse nesse mesmo ano não foi ratificado senão em 22 de fevereiro de 1821 por ambas as partes.

A fronteira foi fixada para além do rio Sabine e do Arkansas até ao paralelo 42 N, e como consequência imediata a Espanha perdeu as suas possessões além dessa latitude, como aconteceu com o território do Oregon, e também perdeu definitivamente a Flórida, a Louisiana (antes Nova Espanha) e a possibilidade de navegar pelo rio Mississippi. A Coroa Espanhola ficou como única soberana do Texas, território que os Estados Unidos reclamavam como parte da Louisiana e comprada aos franceses em 1803.

O tratado foi benéfico para as duas partes. No caso de Espanha, recebia a soberania do Texas por troca com a soberania, que de facto não tinha, da Flórida. Além disso, os territórios do Oregon eram muito remotos e sem nenhum valor comercial. Os Estados Unidos ganharam a sua transcontinentalidade, a Florida e o território sem fronteiras definidas do Oregon, o qual seria um tema de discussão entre a Grã-Bretanha (no território do Canadá) e os Estados Unidos.

O tratado foi ratificado em 1832 pelo México e Estados Unidos. Assim a fronteira ficaria fixada desta maneira até que em 1848 quando após a guerra Mexicano-Americana o México perderia definitivamente estes estados pelos tratados derivados desta invasão. Como resultado a fronteira Estados Unidos-México seria fixada pelo curso do rio Bravo, também chamado rio Grande do Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES