Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Esta data celebrou Rosa Parks, e é marco da luta pelo direitos dos negros

Sua corajosa atitude deu forças a milhares de outros negras e lideranças civis libertárias, para que se desencadeassem manifestações de protesto em série

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta data, 1º de Dezembro, transformou a mulher negra Rosa Parks numa das mais relevantes personalidade da história recente dos Estados Unidos. Foi nesse dia, no ano de 1955, que ela teve uma atitude inédita na história do país, quando se recusou a ceder o assento no ônibus em que estava para dar lugar a um homem branco que estava em pé.

Sua atitude foi um marcante ato de desobediência civil, pois negros, pelas leis vigentes, não podiam sentar em lugares que as autoridades e as práticas legais consideram um crime. Sua corajosa atitude deu forças a milhares de outros negras e lideranças civis libertárias, para que se desencadeassem manifestações de proptesto em série por todo o território norte-americano, na luta pelo fim da segregação racial vigente no país.

Esta data celebrou Rosa Parks, e é marco da lupa pelo direitos dos negros - Imagem: Reprodução

O ato de Rosa Parks de não ceder o seu assento para um homem branco e os protestos que vieram no seu rastro, deram início a um boicote contra os ônibus de Montgomery, o que pôs fim à segregação em todos os ônibus da cidade e em todo o teritório americano.

Rosa Parks trabalhava como costureira. Após um dia de trabalho, retornou para sua residência utilizando o serviço de ônibus local. Ela pagou a tarifa de ônibus, como qualquer pessoa, mas, no decorrer da viagem, o motorista ordenou que ela se levantasse e desse o seu lugar a um homem branco. Aí ela se recusou, para espanto de todos os demais passageiros.

Rosa Louise McCauley (o “Parks” só foi adicionado ao seu nome quando ela se casou) nasceu no dia 4 de fevereiro de 1913 em Tuskegee, no estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos. Seu pai chamava-se James McCauley e era um carpinteiro, e sua mãe, Leona Edwards, trabalhava como professora. Ainda na infância, ela se mudou com sua mãe para Pine Level, cidade na região metropolitana de Montgomery, a capital do Alabama.

Durante a sua infância, Rosa Parks estudou em colégios rurais, ingressando posteriormente no Industrial School for Girls e, posteriormente, em uma universidade pública para estudantes negros, a Alabama State Teachers College for Negroes. Entretanto, ela não terminou seus estudos, abandonando-os para cuidar de sua mãe.

Durante a infância, Rosa Parks já presenciava a segregação racial existente no sul dos Estados Unidos, uma vez que, para ir ao colégio, ela não podia pegar os ônibus escolares, pois eles eram dedicados exclusivamente aos estudantes brancos. Ela relata que essa experiência foi uma das primeiras que a fizeram perceber as diferenças no tratamento de brancos e negros. Ao longo de sua juventude, ela foi acumulando outras más experiências causadas pelo racismo.

Quando tinha 19 anos de idade, casou-se com Raymond Parks, um barbeiro que fazia parte do National Association for the Advancement of Colored People (NAACP), uma organização que lutava pelos direitos da comunidade afro-americana nos Estados Unidos. O casamento deles aconteceu no dia 18 de dezembro de 1932 e o matrimônio deles durou até 1977, quando seu marido faleceu.

Esta data celebrou Rosa Parks, e é marco da lupa pelo direitos dos negros - Imagem: Reprodução

O casamento com Raymond fez com que Rosa Parks se envolvesse com as atividades promovidas pelo NAACP. Ela atuou no apoio ao caso dos Scottsboro Boys, um grupo de nove negros acusados falsamente de terem estuprado uma mulher dentro de um trem em 1931. Na década de 1940, Parks tornou-se um militante ativa do NAACP, assumindo o cargo de secretária.

Nesse período, ela dividia seu tempo entre o envolvimento na militância e o seu trabalho. A ação

Na capital do Alabama, existia uma prática segregacionista contra os negros que usavam o serviço. As fileiras da frente eram dedicadas às pessoas brancas; já as últimas fileiras eram dedicadas aos negros. Quando os ônibus ficavam muito cheios, os negros eram obrigados a ceder os seus lugares para que os brancos pudessem sentar-se. Essa era uma dentre muitas práticas discriminatórias que existiam nos Estados Unidos.

Depois de seu gesto do dia 1º de Dezembro de 1955, Rosa Parks, já uma experiente ativista e corajosa guerreira, se juntaria a Martin Luther King, o extraordinário líder das lutas contra a descrimanação racial e pela conquista de direitos civis para a população negra dos Estados Unidos. Ele liderou esse movimento a partir exatamente de 1955, até quando foi brutalmente assinado em 04 de Abril de 1968, justamente por defender os direitos dos negros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES