Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Este 12 de julho é o dia de más lembranças para o esporte brasileiro

Foi neste dia, no ano de 1898, que o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo de futebol, sendo derrotada pela França

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta data de 12 de julho não traz boas lembranças para o esporte brasileiro. Muito pelo contrário. Foi neste dia, no ano de 1998, que o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo de futebol, sendo derrotada pela França por 3x0, conquistando assim o seu primeiro campeonato mundial. 

A seleção brasileira tinha um timaço e era favorita para ganhar aquele mundial, mas o jogo decisivo foi atípico, e acabou com um atropelo da França, que conquistou, em casa, sua primeira Copa do Mundo. 

As primeiras lembranças daquele dia, 12 de julho de 1998, são da convulsão de Ronaldo. Melhor jogador do mundo na época, o Fenômeno foi tirar um cochilo horas antes da partida, até ter o sono interrompido por uma intensa convulsão. 

Este 12 de julho é o dia de más lembranças para o esporte brasileiro - Foto: Reprodução

"Decidi descansar depois do almoço e a última coisa de que me lembro foi que dormi. Depois disso, tive uma convulsão. Eu estava rodeado de jogadores e o falecido Dr. Lidio Toledo estava lá. Eles não queriam me dizer o que estava acontecendo", disse o jogador, anos depois, para a revista inglesa FourFourTwo. 

A convulsão de Ronaldo não foi nada simples, mas os exames feitos no dia não notaram nada de anormal. Zagallo, ainda assim, decidiu escalar Edmundo. Mas Ronaldo conversou com o técnico pouco antes do jogo e não deu escolha: disse que queria jogar. Como negar o melhor jogador do mundo? Nem o lendário Zagallo conseguiu. 

Também neste dia, em 1990, que Brasil perderia um dos seus mais notáveis jornalistas esportivos de sua história, o também técnico de futebol, com a morte, em Roma, na Itália, de João Saldanha, polêmico treinador da Seleção Brasileira de Futebol, demitido por seus atritos com os militares que dominavam o país no período da ditadura.

Este 12 de julho é o dia de más lembranças para o esporte brasileiro - Foto: Reprodução

Em 1969, Saldanha ganhou destaque em sua carreira de “comentarista realmente técnico”, como ditava o slogan na época. No período, foi chamado pelo presidente da Confederação Brasileira de Deportes para comandar a seleção brasileira.

Com a experiência no time nacional, Saldanha adquiriu um comportamento ferrenho e direto na imprensa. Atacava a corrupção nos clubes e federações, a falta de planejamento dos calendários e a pressão de interesses políticos.

Em 12 de julho de 1990, durante a Copa da Itália, João Saldanha faleceu, aos 73 anos. A morte rápida do jornalista foi causada por efisema pulmonar, informou a Tribuna da Imprensa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES