Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Explosões em série em 3 estações do metrô de Londres matam 56 pessoas

As bombas tinham por alvo o London Underground, sistema de trens subterrâneos de Londres

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos 56 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas, muitas em estado grave, em decorrência de explosões em série em três estações do metrô de Londres, na manhã de 7 de julho de 2005. As bombas foram detonadas em três estações do metrô da capital britânica, apinhadas de gente, e em um ônibus na hora do ‘rush’ da cidade. As bombas sincronizadas, que se imaginaram prontamente serem obra da Al Qaeda, mataram 56 pessoas, inclusive bombeiros, e feriram mais de 700. Foi o maior ataque em solo inglês desde a Segunda Guerra Mundial. Nenhuma ameaça havia sido previamente anunciada.

As bombas tinham por alvo o London Underground, sistema de trens subterrâneos de Londres. Explosões praticamente simultâneas ocorreram em três lugares: entre as estações Aldgate e Liverpool Street na linha Circle Line; entre as estações Russell Square e King's Cross na Piccadilly Line; e na estação Edgware Road, também na Circle Line. Quase uma hora depois, um dos tradicionais ônibus londrinos de dois andares foi também atingido quando transitava pela praça Upper Woburn, perto da Tavistock Square. O teto do coletivo foi lançado aos ares devido à explosão.

Explosões em série em 3 estações do metrô de Londres matam 56 pessoas - Foto: Reprodução

Os atentados aconteceram no período em que os líderes mundiais, inclusive o primeiro-ministro britânico Tony Blair, estavam reunidos na Cúpula do G-20 na vizinha Escócia. Em sua primeira manifestação após tomar conhecimento das explosões, Blair classificou os ataques de bárbaros. Mais tarde, o primeiro-ministro prometeu levar os responsáveis à Justiça, e afirmou que a Grã-Bretanha, a maior parceira dos Estados Unidos na guerra contra o Iraque, não ficaria intimidada.

Dos quarto homens-bombas, três tinham nascido no Reino Unido e um, na Jamaica. Três moravam perto de Leeds, em West Yorkshire, e um residia em Aylesbury, Buckinghamshire. A Al Qaeda assumiu oficialmente a responsabilidade pelos atentados em um vídeo entregue à rede de televisão Al Jazeera.

Explosões em série em 3 estações do metrô de Londres matam 56 pessoas - Foto: S. Munday/Getty Images/VEJA

Algumas semanas mais tarde, em 21 de julho de 2005, ocorreu a tentativa de uma segunda série de ataques, também tendo com o alvo o sistema de trânsito da cidade, mas fracassou quando os explosivos detonaram apenas parcialmente. Os quatro homens supostamente responsáveis pelos atentados foram presos no final de julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES