Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Extremistas islâmicos armados atacam shopping em Nairóbi e matam 67

Incidentes e fatalidades do terrorismo islâmico se concentraram em oito países de maioria muçulmana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 21 de setembro de 2013, grupos islâmicos formados por elementos fortemente armados atacaram o centro comercial Westgate, um shopping de luxo na capital do Quênia, Nairóbi, matando, no momento, 67 pessoas e deixando centenas de feridos.

A milícia radical islâmica somali Al-Shabab, reivindicou o ataque, perpetrado como retaliação à presença de militares do Quênia na missão da ONU na Somália, onde o país integra tropas de paz africanas para conter os militantes islâmicos.

Policiais e soldados procuram pelos homens que efetuaram disparos contra civis em um shopping em Nairobi, no Quênia Goran - Tomasevic/Reuters/VEJA 

O terrorismo islâmico (também conhecido como terrorismo islâmico ou terrorismo islâmico radical) refere-se a atos terroristas com motivações religiosas realizados por militantes islâmicos fundamentalistas e extremistas islâmicos.

Incidentes e fatalidades do terrorismo islâmico se concentraram em oito países de maioria muçulmana (Afeganistão, Egito, Iraque, Líbia, Nigéria, Paquistão, Somália e Síria), enquanto quatro grupos extremistas islâmicos (Estado Islâmico, Boko Haram, Talebã e Al-Qaeda) foram responsáveis por 74% de todas as mortes por terrorismo em 2015. O número anual de mortes por ataques terroristas cresceu acentuadamente de 2011 a 2014, quando atingiu um pico de 33 438, antes de cair para 13 826 em 2019.

Dois anos depois do ataque a um shopping center de Nairóbi que deixou 67 mortos, o grupo extremista islâmico Al-Shabab volta a realizar um atentado no Quênia, quando militantes do Islamismo radical invadiram uma universidade na cidade de Garissa, próxima à fronteira com a Somália, matando a tiros pelo menos 147 pessoas e fazendo outras dezenas de estudantes reféns, segundo autoridades.

Extremistas islâmicos armados atacam shopping em Nairóbi e matam 67 - Imagem: Reprodução/AFP

Há relatos de que cerca de 79 pessoas tenham se ferido durante a invasão da universidade, e militantes ainda mantinham reféns em seu poder na tarde desta quinta.

Trata-se de mais um episódio de retaliação do Al-Shabab contra as autoridades quenianas. O grupo extremista tem como base a Somália e repudiou a decisão de Nairóbi de enviar tropas para o país vizinho há quatro anos, como parte de um esforço internacional para reprimir as atividades extremistas.

Considerado organização terrorista por autoridades dos EUA e da Grã-Bretanha, o Al-Shabab quer criar um Estado islâmico na Somália, país há décadas marcado pela instabilidade política e pela falência do governo central - de 1991 a 2012, por exemplo, o país ficou sem governo formal.

O Al-Shabab, que tem elos com a rede al-Qaeda, vem promovendo ataques contra o Quênia desde 2011, quando tropas quenianas entraram no sul da Somália para combater os militantes do grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES