Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Fãs do rock e futebol relembram encontro de Maradona e Freddie Mercury

Numa foto historicamente marcante, Maradona aparece entre os componentes da maior banda de rock do mundo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diego Armando Maradona, verdadeiro Deus para os argentinos um dos maiores expoentes do futebol mundial em todos os tempos, por vários considerado melhor do que Pelé, morreu ontem, aos 60 anos, vítima de uma parada cardíaca, e seu corpo está sendo velado no palácio que é sede da presidência da Argentina, a Casa Rosada, em Buenos Aires, sob forte comoção popular.

Essa verdadeira lenda do futebol teve sua vida marcada não apenas pelo espetáculo que promovia nos campos pelo mundo afora, mas igualmente por suas posições políticas bastante claras, sua luta contra a ditadura militar que infelicitou a Argentina por longo período, pelo fato de ter resgatado a autoestima dos argentinos após a cruel derrota na Guerra das Malvinas e, finalmente, por ter sido vítima, infelizmente, da dependência química, pelo uso de drogas, contra o que lutou e não venceu.

Crédito: Getty Images

Neste triste momento de sua morte, fãs de música, sobretudo de rock, lembram-se de Maradona por algumas situações curiosas o envolvendo com esse segmento. Um dos mais notáveis foi o encontro entre o atleta e os músicos do Queen, em passagem da banda pela Argentina, em 1981, antecedendo dois shows pelo Brasil. Numa foto historicamente marcante, Maradona aparece entre os componentes da maior banda de rock do mundo, abraçado ao outro ícone mundial, o extraordinário músico, compositor e vocalista do grupo Queen, Freddie Mercury.

A Argentina estava em plena ditadura militar e a turnê pela Argentina teve a apresentação em cinco estádios de futebol do país, de 28 de fevereiro a 08 de março de 1981: dois shows no Estádio Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, um no estádio José Maria Minella, em Mar del Plata, um no Gigante de Arroyito, em Rosário e finalmente em 08 de março no estádio Vélez Sarsfiel, na volta a Buenos Aires. As fotos lendárias que registram o encontro de Maradona com Freddie Mercury e seu grupo Queen, foram feitas na apresentação final do grupo, em 08 de março de 1981, em Buenos Aires. Na época o craque do futebol contava apenas 20 anos de idade e jogava na Argentina, pelo Boca Juniors, já encantando os públicos com seu futebol estupendo.

Dieguito chegou a subir ao palco após convite dos músicos. Além de agradecer pelo show, o então jogador anunciou a música seguinte do repertório: "Another One Bites the Dust", que ele citou como "Otro Muerde el Polvo".

Nesse período Diego Maradona ainda estava em ascensão no futebol. Muito jovem, o atleta despontou pelo Argentinos Juniors entre 1976 e 1981, jogando pelo Boca Juniors do ano em questão até 1982, quando foi transferido para o Barcelona - onde encantou, mas não ofereceu tudo o que poderia.

Maradona acabou deixando o time catalão em 1984 e seguiu para o Napoli, onde fez história: marcou 199 jogos em 259 partidas e conquistou inúmeros títulos. Em meio a tudo isso, também surpreendeu em Copas do Mundo, pela Argentina: conquistou o troféu mundial em 1986, sendo o melhor atleta daquela edição do torneio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES