Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Fatos marcantes para a humanidade ocorreram em 30 de setembro

O dia 30 de Setembro entra para a história, por sido nesta data, em diferentes períodos, que foram registrados acontecimentos marcantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 30 de Setembro entra para a história, por sido nesta data, em diferentes períodos, que foram registrados acontecimentos marcantes para a humanidade.

O Primeiro Livro Impresso do mundo

O primeiro registro vem de 30 de Setembro de 1452, há exatos 570 anos, quando o inventor alemão Johannes Gutenberg apresentou ao mundo o primeiro livro impresso de toda a história, que foi a Bíblia, em Latim, que continha 641 páginas. Isso só foi possível graças à invenção da prensa com tipos móveis, criada pelo próprio Gutenberg. Em suma, esse feito representou um avanço conquistado pelo homem durante a Idade Média, uma verdadeira revolução cultural no século XIV.

Fatos marcantes para a humanidade ocorreram em 30 de setembro - Foto: Reprodução

Lançada A Flauta Mágica, a bela ópera de Mozart

Outro acontecimento marcante para a cultura e a música, deu-se em 30 de setembro de 1791, num teatro do subúrbio de Viena, quando uma ovação triunfal acolheu “A Flauta Mágica” (Die Zauberflöte), uma ópera plena de fantasia e no idioma alemão, acessível ao público popular.

Contudo, o compositor, Wolfgang Amadeus Mozart, não teve tempo de saborear o sucesso. Doente, extremamente debilitado, morre em seu leito dois meses mais tarde, aos 35 anos.

Fatos marcantes para a humanidade ocorreram em 30 de setembro - Foto: Reprodução

Repetidas vezes, Mozart compusera obras em língua alemã, que nunca tiveram maior destaque. Algumas delas, inspiradas na mitologia, pareceram fracas e convencionais, outras mais destacadas, como O Rapto do Serralho (1782), se apoiavam unicamente sobre a fibra cômica.

A Anestesia é Aplicada pela Primeira Vez pela Medicina

Foi em 30 de Setembro de 1846 que a anestesia é aplicada pela primeira vez. A descoberta da anestesia geral é atribuída, mais comumente, a três americanos: o médico Crawford W. Long e os dentistas Horace Wells e William Morton.

Em 1842, Long removeu um cisto do pescoço de um paciente, enquanto este inalava éter, um gás anestésico.

Em 1844, Wells extraiu muitos dentes usando óxido nitroso, conhecido como gás hilariante (conhecido assim pelo estado de relaxamento e felicidade provocado por essa substância).

Fatos marcantes para a humanidade ocorreram em 30 de setembro - Foto: Reprodução

Historicamente, a data de 30 de Setembro de 1846 é considerada como a data em que se realizou a primeira intervenção cirúrgica oficial com anestesia geral. Isso ocorreu no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston.

Mossoró, no Rio Grande do Norte, aboliu a Escravidão 5 anos antes da Lei Áurea

Há 139 anos, em 30 de Setembro de 1883, Cinco anos antes da publicação da lei áurea, a cidade de mossoró, no Rio Grande do Norte, liberta todos os escravos. Esse foi um acontecimento notável, que deixou para sempre o povo do Rio Grande do Norte na vanguarda dos direitos humanos em território nacional.

Os habitantes de Mossoró têm tanto orgulho desse fato, que a data de hoje passou, já há tempo, feriado municipal, para quie seus filhos lembrem sempre do ato praticado.

Há 133 anos, Mossoró, no Rio Grande do Norte, libertava seus escravos cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea que acabou a escravidão no Brasil. Motivo de grande festa cívica, hoje é feriado municipal na cidade. A ideia de Mossoró libertar os escravos surgiu a partir de uma homenagem prestada pela maçonaria ao casal Romualdo Lopes Galvão, líder da política e do comércio local em 1883.

Acontece em Nova Iorque a Primeira Transmissão de Rádio

Foi nesta data, em 30 de Setembro de 1915, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que aconteceu a primeira transmissão de rádio.

A voz humana atravessa, via rádio, atravessa o Atlântico pela primeira vez. A transmissão é efetuada pela American Telephone and Telegraph Company, a partir de uma estação de T.S.F. da marinha de guerra dos Estados Unidos, situada na Virgínia, e é recebida pela estação militar francesa da Torre Eiffel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES