Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Festejado nesta data, o aperto de mão simboliza transmissão de poder

O aperto de mão é um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade. Povos antigos tinham o aperto de mão como um dos atos mais simbólicos da humanidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Aperto de mão, cumprimento usado como expressão de sentimento, gesto de paz, que serve  para consolidar um acordo entre pessoas.

O aperto de mão é um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade. Povos antigos tinham o aperto de mão como um dos atos mais simbólicos da humanidade. Um dos primeiros registros em torno do significado do aperto de mão foi encontrado nos hieróglifos egípcios. 

Dia Internacional do Aperto de Mão é celebrado dia 21 de junho

Os povos do Egito Antigo acreditavam que o faraó adquiria seu poder quando as divindades estendiam as mãos para ele. O poder alcançado pelo líder vinha das mãos das pessoas que ele cumprimentava.

Em uma época em que praticamente todos os homens carregavam alguma arma, o aperto de mão representava um sinal de paz.  Ao apertar as mãos dos outros, esses cidadãos deixavam suas armas de lado, o que significa um gesto de paz.

Eles estendiam as mãos para mostrar que não estavam armados, por isso esse cumprimento nasceu como um hábito tipicamente masculino.

Atualmente, o aperto de mão é considerado um gesto de cumprimento ou saudação usado como expressão de sentimento de amizade, afinidade e confiança entre as pessoas. Ele pode ser usado, também, como consolidação de um acordo formal ou informal.

Aperto de mão simboliza transmissão de poder 

O significado e importância do aperto de mão passou a ter mais relevância a partir de quando o dia 21 de Junho, passou a ser dedicado ao Dia  Internacional do Aperto de Mão, relembrando às pessoas de como esse gesto é relevante para as relações sociais. O aperto de mão pode dizer muito sobre uma pessoa. Portanto, estenda a mão, cumprimente!"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES