Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Fittipaldi, 1º não norte-americano a vencer Indy, vive em dívidas

Fittipaldi foi o primeiro piloto que não nasceu nos Estados Unidos a ser campeão, transformando, portanto, sua carreira no automobilismo de modo marcante

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 24 de Setembro de 1989 tornou-se um marco para o automobilismo brasileiro, pois foi nessa data que o piloto Emerson Fittipaldi venceu as 500 Milhas de Indianópolis, sagrando-se campeão da Fórmula Indy. Fittipaldi foi o primeiro piloto que não nasceu nos Estados Unidos a ser campeão, transformando, portanto, sua carreira no automobilismo de modo marcante. Ficou na história a imagem de Emerson Fittipaldi posando diante de uma pilha de U$ 1 milhão, um prêmio extraordinário para aquela época.

Fittipaldi foi bicampeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, campeão da Fórmula Indy em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993. Com isso, ele é o único piloto na história a vencer o mundial de F1 e as 500 Milhas por duas vezes,e um dos 4 a integrar o seleto grupo de pilotos que encerraram suas carreiras sendo campeões da Formula Indy e da Formula 1.

Sua estreia na Fórmula Indy se deu em 1984 estreou . Em 1989 foi campeão da categoria com cinco vitórias, uma delas nas 500 Milhas de Indianápollis, feito que repetiu em 1993.

Em 1996 sofreu um grave acidente durante o GP de Michigan, fraturando a sétima vértebra. O acidente afastou Emerson das pistas, mas ele acabou não resistindo e participou de algumas provas da GP Masters em 2005, categoria que reunia veteranos pilotos, como Nigel Mansell, Ricardo Patrese, René Arnoux, Andréa de Cesaris, Jacques Laffitte, Derek Warwick e Alan Jones, entre outros.

Nascido na cidade de São Paulo em 12 de dezembro de 1946, Emerson Fittipaldi é um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro e mundial em todos os tempos.

Atualmente residindo em São Paulo e na Flórida, nos Estados Unidos, Emerson é um empresário com atuação em diversos segmentos. Nos últimos anos tem passado por dificuldades financeiras enormes, com débitos no mercado superiores aos bens e valores que possui.

Uma reportagem exibida no programa "Domingo Espetacular", da Record, em 3 de abril de 2016, relatou que Emerson estava em situação de falência, devendo a muitos credores, em torno de 27 milhõres de reais. Alguns de seus bens, inclusive carros de F1 da equipe Copersucar (restaurados pela Dana) e da Indy, foram apreendidos, assim como troféus e outros bens de seu escritório (computadores, mesas e cadeiras).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES