Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Foi há 165 anos o 1° desfile de carros alegóricos no Rio de Janeiro

A história conta que a festa de Carnaval foi originada em meados dos anos 600 a 520 a.C na Grécia

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Este 28 de fevereiro marca os 165 anos de um acontecimento extraordinário na mais importante manifestação festiva do Brasil. Foi exatamente sesta data, no ano de 1854, que a população da cidade do Rio de Janeiro assistiu pela primeira vez um desfile de Carros Alegóricos durante o carnaval.

Os Carros Alegóricos, que nos tempos modernos representam o apogeu do carnaval brasileiro, especialmente do carnaval do Rio de Janeiro, tornou-se, assim, um componente importante no crescimento das Escolas de Samba, transformando-se em palcos nos quais são contadas as histórias que cada agremiação escolhe para seus desfiles, os samba-enredos, e também para a exibição de pernonalidades e beldades dos meios artísticos e solciais.

A história conta que a festa de Carnaval foi originada em meados dos anos 600 a 520 a.C na Grécia. E nas origens, o Carro Alegórico já se fazia presente, conhecido como “Carrum navalis”. Tinha esse nome pois seu formato era parecido com um navio. Outra teoria sobre a origem da palavra carnaval vem da expressão latina, “Carnem Levare” que significa retirar ou ficar livre da carne.

O Carnaval é uma herança de várias comemorações realizadas na antiguidade por diferentes povos, como os gregos, os egípcios, os hebreus e romanos. E claro que diferentemente das celebrações de hoje, eles festejavam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. Uma das mais importantes festas ancestrais do carnaval eram as saturnais, realizadas na Roma antiga em homenagem a Saturno, Deus da agricultura.

A celebração carnavalesca surgiu como um agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e só passou a ser uma comemoração da Igreja Católica em 590 d.C.

Foi então que a Igreja Católica implantou a semana santa antecedida pela quaresma (jejum de 40 dias de abstinência de carne, mortificações, caridade e orações). Esse longo tempo de privações acabou incentivando diversas festividades nos dias antes da quarta-feira de cinzas (o primeiro dia da quaresma).

Desse modo, segundo alguns pesquisadores, a palavra Carnaval está diretamente relacionada com os deleites dos prazeres da carne. No latim a expressão “Carne Vale” significa “adeus a carne”.

O Carnaval era marcado por grandes festas, onde se bebia, comia e todos participavam de celebrações em busca de prazer incessante. Isso porque, essas velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, marcando os últimos dias de "liberdade" antes das restrições impostas pela Quaresma.

O Carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e , ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. No aspecto econômico, não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano. O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano. A força do Carnaval se revela cada vez maior com o passar dos anos.

Desfiles de carros alegóricos atualmente no Rio:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES