Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Foi nesta data o primeiro anúncio de que os The Beatles chegaria ao fim

Foi nesse dia, no ano de 1969, que o mais famoso do grupo, o cantor e compositor John Lennon anunciou numa entrevista que o grupo não mais faria apresentações ao vivo

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta data de 27 de maio tornou-se, ao menos publicamente, o marco inicial para o fim do maior grupo musical de rock da história, os memoráveis The Beatles. Foi nesse dia, no ano de 1969, que o mais famoso do grupo, o cantor e compositor John Lennon anunciou numa entrevista que o grupo não mais faria apresentações ao vivo. Isso significava que os eletrizantes shows que eles realizam por todo o mundo, sempre arrastando multidões, deixariam de acontecer.

Pouco tempo depois, no mesmo ano, em Setembro de 1969, numa entrevista à revista “Village Voice”, sentado ao lado de sua mulher Yoko Ono, John Lennon revelou detalhes da sua convivência com o grupo e disse que gravar o 12º álbum dos Beatlhes teria sido “um inferno”. Os quatro integrantes da banda haviam completado a gravação de “Let it be”, mas os sinais de que a relação deles estava por um fio ficavam cada vez mais evidentes. A entrevista à revista durou cerca de duas horas, e foi uma bomba nos meios artísticos e no público.

Foi nesta data o primeiro anúncio de que os The Beatles chegaria ao fim - Foto: Reprodução/Internet

Ele disse: "Estamos atravessando o inferno. Frequentemente fazemos isso. É uma tortura toda vez que produzimos algo", revelou Lennon. "Os Beatles não têm nenhuma magia que você não tenha. Sofremos um inferno toda vez que fazemos algo e temos de lutar com cada um de nós. Imagine trabalhar com os Beatles, é duro", desabafou. "Há apenas tensão. É tenso cada vez que a luz vermelha (no estúdio de gravação) se acende".

Publicado em maio de 1970 e classificado pela revista "Rolling Stone" como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, "Let it Be" foi basicamente gravado em Londres, em 1969, para complementar um filme de mesmo nome. A canção que lhe dá título e "The Long and Winding Road" entraram para a história como duas das mais memoráveis canções da banda britânica.

Para Lennon, porém, assassinado em Nova York em Dezembro de 1980, "Let it Be" foi um "álbum estranho" que refletiu como os atritos haviam crescido entre ele e seus companheiros de grupo - Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. "Nunca terminamos o álbum, realmente. Não queríamos fazê-lo. Era Paul que nos empurrava para fazê-lo", afirmou.

Até chegar ao desfecho , foi um longo processo que levou ao fim da banda, rusgas, brigas, insatisfações e diferenças que foram crescendo e acumulando ao longo dos anos.

Foi nesta data o primeiro anúncio de que os The Beatles chegaria ao fim - Foto: Reprodução/Internet

Finalmente, em 10 de abril de 1970, Paul McCartney divulgou uma “entrevista” (criada por ele mesmo) para divulgar seu primeiro álbum solo e proferiu a sentença de que o grupo estava separado. O mundo ficou comovido e os músicos nunca voltaram atrás.

Num mundo em que o público está acostumado a ver bandas clássicas (antigas) se reunindo sazonalmente e artistas fazendo “turnês de despedida” uma, duas ou três vezes na vida; a ideia dos Beatles jamais ter se reunido após o fim é não somente estranha, mas quase desesperadora.

E as chances de ver isso acontecer acabaram completamente 10 anos após o término do grupo, com o assassinato de John Lennon em 1980, por um fã com distúrbios mentais.

Foi nesta data o primeiro anúncio de que os The Beatles chegaria ao fim - Foto: Reprodução/Internet

A partir de 10 de abril de 1970, cada um dos quatro integrantes do grupo passou a fazer carreira solo. O The Beatles estava definitivamente desfeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES