Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Freud completaria 163 anos hoje

Freud completaria 163 anos hoje

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O século 19 testemunhou o desenvolvimento intelectual de personagens que marcaram a história do pensamento do Ocidente e que, de formas diversas, seguem presentes nos debates da contemporaneidade. Sigmund Freud, que nasceu em 6 de maio de 1856 e ganhou o mundo ao criar a Psicanálise, teoria que segue desempenhando um relevante papel em diferentes áreas do conhecimento humano.

Nascido em Freiberg (atual Príbor, na República Tcheca), aos três anos, Freud mudou-se com a família para Viena, onde viveu até ser forçado a se exilar na Inglaterra, em junho de 1938, devido à perseguição nazista. Aproximadamente um ano depois, em 23 de setembro de 1939, ele faleceu em sua residência em Londres. Em seus escritos, desenvolvidos em mais de 40 anos dedicados à Psicanálise, Freud evidencia a grande capacidade de reflexão e de questionamento de seu próprio pensamento, característica que o levaria a transformações em sua forma de compreender a mente humana, de estruturar as bases da técnica para o tratamento psicanalítico e de formular ideias sobre a cultura e a civilização.

Iniciando a vida profissional como neurologista, Freud voltou seu interesse para o campo dos distúrbios de origem psíquica, notadamente para síndromes até então menosprezadas como os quadros histéricos. Esse interesse constituiu o início de um trabalho que o levou a repensar a mente humana, tanto em seus aspectos estruturantes quanto patológicos, defendendo a ideia de uma porção inconsciente do psiquismo que impacta sobre o livre-arbítrio daquilo que conhecemos de forma consciente.

Com essa nova visão, e estimulando os pacientes a fazerem associações livremente, Freud deu voz e palavras aos pacientes neuróticos que sofriam por deslocar seus conflitos inconscientes para o corpo (conversões), para pensamentos obsessivos e condutas compulsivas, tornando a psicanálise um recurso terapêutico importante para tratar o sofrimento humano.

Depois de uma trajetória centenária, e ainda que a cultura atual seja bastante diferente da era vitoriana de transição entre os séculos 19 e 20, e que a teoria e a técnica psicanalíticas tenham experimentado inúmeras transformações e acréscimos, podemos constatar a relevância da psicanálise em dar voz e palavras também àqueles que sofrem por conflitos do tempo atual de um relativismo extremado em que se perdem os limites, as responsabilidades e as funções atribuídas a certos papéis sociais.

Homenagear a Freud é prestar tributo à inestimável produção científica que ele nos legou, a qual mantém sua vivacidade e evidencia seu caráter atemporal que a faz permanecer como elemento relevante da cultura de nosso tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES