Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha

A produção do carro na Amé­rica Latina , no entanto, continuaria até 2003

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 19 de janeiro de 1978 o último exemplar do Fusca sai da linha de monta­gem da Volkswagen na fábrica instalada  em Emden, uma cidade da Alemanha localizada no estado da Baixa Saxônia.  A produção do carro na Amé­rica Latina , no entanto, continuaria  até 2003. – O Fusca (no Brasil) ou Caro­cha (em Portugal) foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswa­gen. 

Foi o carro mais vendido no mundo ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até en­tão ao Ford Modelo T. O último modelo do VW Se­dan foi produzido no Mé­xico em 2003. A história do Fus­ca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envol­veu várias empresas e até mes­mo o governo de seu país, e le­varia à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no proces­so. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e cer­tos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segun­da Guerra Mundial.

Foi somente em 1986, que o Fusca saia de linha pela primeira vez no Brasil. Com isso, a única planta que continuo produzindo o modelo foi a de Puebla.

Em 1993, a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca no País, a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco. O carro teve sobrevida até 1996, quando se aposentou de forma definitiva no Brasil. Para marcar o fim da produção, a Volkswagen lançou a edição especial Série Ouro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES