Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Gol que ficou conhecido como Mão de Deus rendeu a Maradona fama e polêmica

Dom Diego mandou a bola para a rede simplesmente com um soco, fazendo o gol que ficou conhecido como a “Mão de Deus”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi numa data igual a esta de hoje, em 22 de Junho de 1986, já passados 36 anos, que Diego Maradona, um dos maiores ídolos da história do futebol mundial, marcou dois gols contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo do México, dando vitória à Argentina. 

O fato extraordinário da atuação de Maradona foi o fato de que seu primeiro gol , aos 6 minutos do segundo tempo, foi feito de modo inusitado, entrando para a história como um dos lances mais polêmicos do futebol. 

Dom Diego mandou a bola para a rede simplesmente com um soco, fazendo o gol que ficou conhecido como a “Mão de Deus”.

A camisa usada por Diego Maradona quando marcou dois dos gols mais famosos da história do futebol foi vendida por 7,14 milhões de libras (8,93 milhões de dólares), no ano passado, estabelecendo um novo recorde de valor para um item esportivo.

Gol de Maradona é lembrada até hoje

Foi com essa camisa 10 da Argentina que Maradona nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 contra a Inglaterra, no México marcou os dois gols, sendo ele o

mais polemico, que os argentinos e fãs fora da Argentina consideram que foi obra divina. Embora muitos considerem que o gol de “ punho” de Maradona tenha sido irregular, o que importa é que foi validado pela arbitragem, entrando para a história como “ Mão de Deus.”

Graças ao talento extraordinário desse monumental ídolo do futebol, a Argentina, naquele dia, saiu vitoriosa sobre a Inglaterra por 2x1.

Maroda durante partida em que marcou gol

O lance

Aos seis minutos do segundo tempo, Maradona passou por um, dois, três e tocou para Valdano. A bola escapou, Hodge tentou tirar e deu um balão para trás. A bola subiu, o mundo parou, e o baixinho de 1,65m ganhou, pelo alto, do goleiro inglês Peter Shilton, 1,83m. Como? Com “La Mano de Dios”. O mundo inteiro viu, menos o árbitro tunisiano Ali Bin Nasser. Gol! Argentina 1 a 0. Gol da eternidade! Gol da canonização! Ali, Maradona deixou de ser mortal e se tornou um deus. Adeus, mortais. Bem-vinda, eternidade!

No livro "Tocado por Deus: Como Nós Vencemos a Copa do Mundo de 86 do México" lançado em 2017, Maradona, que faleceu em 25 de novembro de 2020, contou os bastidores do polêmico lance.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES