Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Grande incêndio atinge Valparaíso, mata 16 e causa destruição

Mais de cinco mil pessoas foram retiradas e cerca de 500 imóveis ficaram destruídos por um incêndio que afetou o porto chileno de Valparaíso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade portuária de Valparaíso, no Chile, causando a destruição de 500 casas e obrigando  a retirada de 5.000 pessoas de suas residências,  e deixando o saldo de 16 pessoas mortas.

Esse acontecimento trágico aconteceu em 12 de Abril de 2014 

Imediatamente osc militares tomaram o controle da cidade, a 120 quilômetros de Santiago do Chile, após a presidenta, Michelle Bachelet, decretar o estado de exceção para que as Forças Armadas colaborem para apagar o fogo, que avança sem controle desde a tarde do sábado fortalecido pelos fortes ventos costeiros. “Vivi sempre na cidade e é a maior catástrofe que vi”, ressaltou ao canal 24 Horas o chefe regional, Rodrigo O fogo começou às 16h30 no Chile no caminho para La Pólvora, uma das estradas de acesso a Valparaíso, que em 2003 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As más condições climáticas e o forte vento levaram o incêndio florestal a se estender para as regiões habitadas da cidade. Doze horas depois do início, o fogo atingia 270 hectares e afetava as zonas povoadas dos morros La Cruz, El Vergel, San Roque, Las Cañas e Mariposas.

Incêndio, em Valparaíso, no Chile  forcou a retirada de 5 mil pessoas - Foto: AFP

.As autoridades estão vigiando permanentemente as condições meteorológicas, especialmente a força e a direção do vento, e aguardavam o início do dia para acionar as aeronaves que podem descarregar a água nas zonas de acesso mais difícil, informa a EFE. Uma dezena de albergues foram habilitados para acolher as pessoas que perderam suas casas, informou Jorge Castro, o prefeito de Valparaíso. O secretário de Estado disse que o chefe da Primeira Zona Naval, o contra-almirante Julio Leiva, será o encarregado de liderar os trabalhos para apagar o fogo.

Valparaíso é uma das cidades com maior número de habitantes do Chile e está formada por cerca de 40 morros na orla do oceano Pacífico. As ruas são estreitas e íngremes, o que dificultou o acesso dos bombeiros. Além disso, grande parte das construções são antigas. A maior cidade portuária do país, onde também funciona o Congresso Nacional, se transformou nos últimos anos em um polo de atração turística. Milhares de estrangeiros visitam o local, que é patrimônio cultural da cidade, onde o poeta Pablo Neruda tinha uma de suas peculiares casas, La Sebastiana.

Caso aconteceu no dia 12 de abril de 2014

As imagens são desoladoras e provocaram comoção nas redes sociais como Twitter. As atividades noturnas foram suspensas em toda a cidade e três aviões e quatro helicópteros esperam a luz do dia e melhores condições meteorológicas para poder combater a emergência.

Incêndio de grandes proporções em Valparaíso

Tráfico acidente matou 16 pessoas 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES