Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Grave acidente ferroviário em Buenos Aires deixa 51 pessoas mortas

O trem chocou-se contra uma barreira e ficou prensado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grave acidente ferroviário ocorreu em 22 de Fevereiro de 2012, em Buenos Aires, capital da Argentina, deixando 51 pessoas mortas e 678 feridas, muitas delas gravemente. Um trem de passageiros que chegava à estação Once saiu dos trilhos e chocou-se contra a plataforma. Esse foi o terceiro maior acidente ferroviário em toda a história na Argentina, segundo balanço apresentado pela Defesa Civil.

Pelo menos dez ambulâncias foram enviadas ao local para resgatar as vítimas. Policiais e autoridades informaram que, possivelmente, a composição perdeu os freios e saltou dos trilhos na hora em que entrava na plataforma da estação, uma das mais movimentadas da cidade.

O trem chocou-se contra uma barreira e ficou prensado.

A TV local mostrou o resgate do maquinista, que havia ficado preso entre os ferros retorcidos da locomotiva.

Feridos eram retirados de maca da estação. Pelo menos 200 deles foram hospitalizados.

"O trem vinha lotado. O impacto foi tremendo. Eu vinha no vagão onde se pode levar a bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", disse um dos sobreviventes.

Centenas de milhares de pessoas viajam de trem dos subúrbios para a capital da Argentina diariamente.

O último acidente ferroviário ocorrido na Argentina aconteceu em 18 de dezembro de 2011, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, com 17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque entre dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

O acidente que deixou 51 mortos e quase 700 feridos, em Buenos Aires, esta semana, é o mais grave desde os anos 70 e o terceiro pior da história argentina.

Segundo sindicalistas ferroviários, a estrutura da rede de trens do país é tão ultrapassada que a sinalização, em muitos casos, é da década de vinte.

O último acidente grave no país aconteceu apenas três meses atrás, quando seis meninas e dois professores de uma escola católica morreram depois que o ônibus em que viajavam para um retiro espiritual foi atingido por um trem de carga, na cidade de Zanjitas.

Pouco antes, em setembro, outro acidente envolvendo um ônibus e dois trens deixou 11 mortos e mais de 200 feridos.

De acordo com a imprensa argentina, só no ano de 2011, cinco acidentes envolvendo trens causaram um total de 23 mortos e cerca de 300 feridos no país.

A maior tragédia ferroviária da história argentina aconteceu em 1970, quando uma batida entre dois trens causou a morte de 236 pessoas, no norte de Buenos Aires.

O segundo acidente mais grave ocorreu em 1978. Um caminhão colidiu com uma vagão de trem, deixando 55 vítimas fatais.

Além da falta de segurança nas linhas ferroviárias da Argentina, os passageiros também reclamam de superlotação e atrasos constantes na rede, que é operada por empresas privadas, mas recebe pesados subsídios do governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES